Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39447
Comparte esta pagina
Título : | Construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantes |
Autor : | FRAZÃO, Luisa Rayane Silva Bezerra |
Palabras clave : | Tecnologia Educacional; HIV; Parceiros Sexuais; Saúde Sexual e Reprodutiva |
Fecha de publicación : | 28-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FRAZÃO, Luisa Rayane Silva Bezerra. Construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantes/ Luisa Rayane Silva. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | O HIV/Aids ainda se constitui um problema de saúde pública mundial, com elevada taxa de morbimortalidade. O aumento da sobrevida, com o uso da prevenção combinada, promove alterações significativas na vida dos portadores do vírus HIV, principalmente nas relações afetivas e amorosas. Porém, ainda há muitas dúvidas e crenças relacionadas a atividade sexual e reprodutiva desta população, levando a necessidade de criar alternativas para trabalhar a promoção de saúde segura e eficaz. Surgem, nesse sentido, as tecnologias educacionais, meio inovador e eficaz para o fortalecimento da educação em saúde. O uso de tecnologia, validada, direcionada aos casais sorodiscordantes, pode intervir em suas necessidade e dificuldades acerca da saúde sexual e reprodutiva, promovendo maior confiança nas relações e maior conhecimento. Assim, objetivou-se validar uma tecnologia educacional, do tipo cartilha, sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantes. Trata-se de um estudo metodológico que consistiu na construção, na validação do conteúdo e na avaliação da aparência da cartilha. A tecnologia educacional, do tipo cartilha, foi escolhida pelo público-alvo mediante enquete realizada com 290 usuários de um serviço especializado em HIV/Aids do município de Recife- PE, com faixa etária predominante de 35 a 45 anos. A pesquisa efetivou-se três etapas distintas: seleção do conteúdo da cartilha; elaboração da cartilha; e validação da cartilha. O conteúdo da cartilha educacional foi validado, por 22 juízes expertises, segundo o Índice de Validade de Conteúdo, avaliado: validade do conteúdo individual (I-CVI), validade de conteúdo de cada categoria (S-CVI/UA) e a validade de conteúdo para todos os itens da escala (S-CVI/AVE). A relevância dos itens abordados foi comprovado no valor I-CVI na maioria dos itens, exceto no item referente a linguagem para atender a todos os níveis educacionais e as ilustrações. Todos os itens, quando avaliados por categoria, obtiveram percentual de concordância acima de 80% (S-CVI/Ave >0,80), comprovando sua relevância a cada categoria, assim como, a média global do conteúdo foi considerado válido (S-CVI/UA global = 0,91). A análise dos itens da validação de conteúdo, foi calculada para cada item do processo de validação por meio do teste binomial, que verificou a proporção de juízes que consideraram o instrumento adequado para cada item avaliado, com valor de significância em todos os itens (p>0,80). A avaliação de aparência, realizada com seis casais sorodiscordantes, obteve 100% de concordância. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39447 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luisa Rayane Silva Bezerra Frazão.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons