Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorFRAZÃO, Luisa Rayane Silva Bezerra-
dc.date.accessioned2021-03-23T14:45:18Z-
dc.date.available2021-03-23T14:45:18Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Luisa Rayane Silva Bezerra. Construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantes/ Luisa Rayane Silva. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39447-
dc.description.abstractO HIV/Aids ainda se constitui um problema de saúde pública mundial, com elevada taxa de morbimortalidade. O aumento da sobrevida, com o uso da prevenção combinada, promove alterações significativas na vida dos portadores do vírus HIV, principalmente nas relações afetivas e amorosas. Porém, ainda há muitas dúvidas e crenças relacionadas a atividade sexual e reprodutiva desta população, levando a necessidade de criar alternativas para trabalhar a promoção de saúde segura e eficaz. Surgem, nesse sentido, as tecnologias educacionais, meio inovador e eficaz para o fortalecimento da educação em saúde. O uso de tecnologia, validada, direcionada aos casais sorodiscordantes, pode intervir em suas necessidade e dificuldades acerca da saúde sexual e reprodutiva, promovendo maior confiança nas relações e maior conhecimento. Assim, objetivou-se validar uma tecnologia educacional, do tipo cartilha, sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantes. Trata-se de um estudo metodológico que consistiu na construção, na validação do conteúdo e na avaliação da aparência da cartilha. A tecnologia educacional, do tipo cartilha, foi escolhida pelo público-alvo mediante enquete realizada com 290 usuários de um serviço especializado em HIV/Aids do município de Recife- PE, com faixa etária predominante de 35 a 45 anos. A pesquisa efetivou-se três etapas distintas: seleção do conteúdo da cartilha; elaboração da cartilha; e validação da cartilha. O conteúdo da cartilha educacional foi validado, por 22 juízes expertises, segundo o Índice de Validade de Conteúdo, avaliado: validade do conteúdo individual (I-CVI), validade de conteúdo de cada categoria (S-CVI/UA) e a validade de conteúdo para todos os itens da escala (S-CVI/AVE). A relevância dos itens abordados foi comprovado no valor I-CVI na maioria dos itens, exceto no item referente a linguagem para atender a todos os níveis educacionais e as ilustrações. Todos os itens, quando avaliados por categoria, obtiveram percentual de concordância acima de 80% (S-CVI/Ave >0,80), comprovando sua relevância a cada categoria, assim como, a média global do conteúdo foi considerado válido (S-CVI/UA global = 0,91). A análise dos itens da validação de conteúdo, foi calculada para cada item do processo de validação por meio do teste binomial, que verificou a proporção de juízes que consideraram o instrumento adequado para cada item avaliado, com valor de significância em todos os itens (p>0,80). A avaliação de aparência, realizada com seis casais sorodiscordantes, obteve 100% de concordância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectParceiros Sexuaispt_BR
dc.subjectSaúde Sexual e Reprodutivapt_BR
dc.titleConstrução e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva para casais sorodiscordantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2951349489118639pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxHIV / AIDS is still a worldwide public health problem, with a high morbidity and mortality rate. Increased survival through the use of combined prevention promotes significant changes in the lives of people with HIV, especially in affective and loving relationships. However, there are still many doubts and beliefs related to the sexual and reproductive activity of this population, leading to the need to create alternatives to work to promote safe and effective health. In this sense, educational technologies emerge, an innovative and effective way to strengthen health education. The use of validated technology, directed to serodiscordant couples, can intervene in their needs and difficulties regarding sexual and reproductive health, promoting greater trust in relationships and greater knowledge. Thus, the objective was to validate a primer-type educational technology on sexual and reproductive health for serodiscordant couples. This is a methodological study that consisted of the construction, validation of content and evaluation of the appearance of the booklet. The primer-type educational technology was chosen by the target audience through a survey conducted with 290 users of a specialized HIV / AIDS service in the city of Recife-PE, with a predominant age range of 35 to 45 years. The research was carried out three distinct steps: selection of the content of the primer; preparation of the booklet; and validation of the booklet. The content of the educational booklet was validated by 22 expert judges according to the Content Validity Index, assessed: individual content validity (I-CVI), content validity of each category (S-CVI / UA) and the validity of content for all scale items (S-CVI / AVE). The relevance of the items addressed was proven in the I-CVI value in most items, except for the language item to meet all educational levels and the illustrations. All items, when evaluated by category, obtained agreement percentage above 80% (S-CVI / Ave> 0.80), proving their relevance to each category, as well as the global average content was considered valid (S-CVI / Ave> 0.80). Global CVI / UA = 0.91). The analysis of the content validation items was calculated for each item of the validation process through the binomial test, which verified the proportion of judges who considered the appropriate instrument for each item evaluated, with significance value in all items (p > 0.80). The appearance evaluation, performed with six serodiscordant couples, obtained 100% agreement.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luisa Rayane Silva Bezerra Frazão.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons