Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39422

Share on

Title: Entre a câmara e o espelho : uma etnografia da tela a partir do filme de Dea Ferraz
Authors: PEREIRA, Walter Wagner de Andrade
Keywords: Antropologia; Antropologia visual; Cinema e etnologia; Cinema – Pernambuco; Mulheres no cinema
Issue Date: 2-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PEREIRA, Walter Wagner de Andrade. Entre a câmara e o espelho: uma etnografia da tela a partir do filme de Dea Ferraz. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa trata-se de uma análise etnográfica a partir da experiência de campo durante e acerca do filme Câmara de Espelhos (2016), de Dea Ferraz, exibido no mesmo ano em um importante festival de Cinema do Recife (PE), na sala do icônico cinema São Luiz, que é o principal espaço de circulação “alternativa”, com diversos eventos importantes para o setor ao longo do ano. Durante a estreia do filme, as mulheres integrantes da equipe e outras que trabalhavam com cinema foram convidadas para ficarem na frente do pequeno palco para protestarem contra o machismo e a desigualdade no cinema de Pernambuco. Após esse ato, com a força dessas mulheres e a urgência do tema, questionando o machismo, o patriarcado e toda a desigualdade de gênero na nossa sociedade, pôde-se ver uma abordagem inovadora desvelando e expondo este machismo tão presente na vida cotidiana. Através da criação de seu filme-dispositivo, a diretora conseguiu não só expor a banalidade deste tipo de discurso, mas também combatê-los através dos espelhos de sua câmara-filme.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39422
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Walter Wagner de Andrade Pereira.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons