Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39422

Compartilhe esta página

Título: Entre a câmara e o espelho : uma etnografia da tela a partir do filme de Dea Ferraz
Autor(es): PEREIRA, Walter Wagner de Andrade
Palavras-chave: Antropologia; Antropologia visual; Cinema e etnologia; Cinema – Pernambuco; Mulheres no cinema
Data do documento: 2-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Walter Wagner de Andrade. Entre a câmara e o espelho: uma etnografia da tela a partir do filme de Dea Ferraz. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa trata-se de uma análise etnográfica a partir da experiência de campo durante e acerca do filme Câmara de Espelhos (2016), de Dea Ferraz, exibido no mesmo ano em um importante festival de Cinema do Recife (PE), na sala do icônico cinema São Luiz, que é o principal espaço de circulação “alternativa”, com diversos eventos importantes para o setor ao longo do ano. Durante a estreia do filme, as mulheres integrantes da equipe e outras que trabalhavam com cinema foram convidadas para ficarem na frente do pequeno palco para protestarem contra o machismo e a desigualdade no cinema de Pernambuco. Após esse ato, com a força dessas mulheres e a urgência do tema, questionando o machismo, o patriarcado e toda a desigualdade de gênero na nossa sociedade, pôde-se ver uma abordagem inovadora desvelando e expondo este machismo tão presente na vida cotidiana. Através da criação de seu filme-dispositivo, a diretora conseguiu não só expor a banalidade deste tipo de discurso, mas também combatê-los através dos espelhos de sua câmara-filme.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39422
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Walter Wagner de Andrade Pereira.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons