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Título : Educomunicação radiofônica: uma proposta de formação de jovens comunicadores
Autor : FARIAS, Hainer Bezerra de
Palabras clave : Educomunicação; Comunicação; Juventude; Educação; Rádio
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Bezerra de Farias, Hainer; Paulino Abranches, Sergio. Educomunicação radiofônica: uma proposta de formação de jovens comunicadores. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : Este trabalho investiga a inter-relação entre comunicação e educação, a partir da análise das metodologias de uso pedagógico do rádio para a formação de jovens em comunicação. Com isso investigamos duas experiências realizadas por entidades sociais do Estado do Ceará: Fundação Casa Grande Memorial do Homem do Kariri/Escola de Comunicação do Sertão, localizada na cidade de Nova Olinda, na zona rural; e Catavento Comunicação e Educação Ambiental, desenvolvida na capital Fortaleza. O aporte teórico é composto dos estudos de Paulo Freire sobre Comunicação libertadora , Mário Kaplun sobre Educação Radiofônica e Ismar de Oliveira Soares sobre Educomunicação . Tomamos por hipóteses a serem observadas se os projetos de rádio, educação e juventude ainda baseiam suas formações no empirismo - ou não - e se este processo consegue incentivar a autonomia dos participantes. Por isso foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores, oficineiros e jovens participantes do curso. Especificamente na formação em rádio, investigamos a motivação inicial do projeto, conhecimentos prévios dos idealizadores, teorias fundadoras, planejamento, materiais didáticos, atividades, dinâmicas e espaços educativos. O que possibilitou delinear diversas estratégias metodológicas de formação radiofônica. Como principais elementos conclusivos identificamos que as metodologias formativas ainda são baseadas na práxis do fazer-rádio e que as experiências anteriores dos idealizadores são mais relevantes para a determinação da metodologia do que os aportes teóricos, mesmo que não sejam explicitados
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3940
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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