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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39389
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Título : | Estudo de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre polímeros: problematização, organização e aplicação do conhecimento. |
Autor : | COELHO JÚNIOR, Marcos Antonio |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Polímeros; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 20-jul-2016 |
Citación : | COELHO JÚNIOR, Marcos Antonio. Estudo de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre polímeros: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Caruaru: O Autor, 2016. |
Resumen : | Diante das dificuldades encontradas no ensino das ciências, tem-se procurado por novas metodologias que estimulem e despertem o interesse do aluno para a disciplina a que se pretende trabalhar. Defende-se, então, a utilização de uma abordagem metodológica baseada na aplicação simultânea entre uma sequência de ensino e aprendizagem. Fundamentou-se essa abordagem nos pensamentos de Méheut: (1) dimensão epistemológica, (2) dimensão pedagógica, (3) abordagem construtivista integrada, e nos momentos pedagógicos de acordo com Delizoicov: (1) problematização inicial, (2) organização do conhecimento, (3) aplicação do conhecimento, para promover o processo de ensino e aprendizagem sobre um tema específico. Para este fim, utilizaram-se os polímeros, devido à sua ampla relação com o cotidiano e o meio ambiente. Desenvolveu-se a pesquisa com discentes do sexto período do curso de Química-Licenciatura da UFPE-CAA. Para se obter os dados necessários ao cumprimento dos objetivos do trabalho, coletaram-se questionários de maneira prévia e posterior à intervenção do pesquisador na Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA). Tais questionários foram compostos por questões abertas e itens da Escala de Likert, a fim de aumentar a confiabilidade dos dados e promover uma comparação entre as respostas dos discentes. Com isso, aplicou-se a sequência de ensino e aprendizagem em uma perspectiva problematizadora, onde as suas três características tiveram relação com os três momentos pedagógicos. Esses momentos corresponderam a: (1) problematização inicial, apresentada como uma experimentação, na qual se propôs a formação de um bioplástico a partir da batata inglesa, fazendo relação com a dimensão epistemológica; (2) organização do conhecimento, que se caracterizou por uma aula expositiva dialogada, fazendo relação com a dimensão pedagógica; (3) aplicação do conhecimento, onde ocorreram os momentos de discussão em grupos sobre o problema do experimento, fazendo relação com a abordagem construtivista integrada. Ao final do processo, pode-se dizer que a SEA alcançou seus principais objetivos: desenvolver o conhecimento científico e aproximar uma situação real dos alunos de forma satisfatória. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39389 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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