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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39389

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorCOELHO JÚNIOR, Marcos Antonio-
dc.date.accessioned2021-03-18T22:10:42Z-
dc.date.available2021-03-18T22:10:42Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.citationCOELHO JÚNIOR, Marcos Antonio. Estudo de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre polímeros: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39389-
dc.description.abstractDiante das dificuldades encontradas no ensino das ciências, tem-se procurado por novas metodologias que estimulem e despertem o interesse do aluno para a disciplina a que se pretende trabalhar. Defende-se, então, a utilização de uma abordagem metodológica baseada na aplicação simultânea entre uma sequência de ensino e aprendizagem. Fundamentou-se essa abordagem nos pensamentos de Méheut: (1) dimensão epistemológica, (2) dimensão pedagógica, (3) abordagem construtivista integrada, e nos momentos pedagógicos de acordo com Delizoicov: (1) problematização inicial, (2) organização do conhecimento, (3) aplicação do conhecimento, para promover o processo de ensino e aprendizagem sobre um tema específico. Para este fim, utilizaram-se os polímeros, devido à sua ampla relação com o cotidiano e o meio ambiente. Desenvolveu-se a pesquisa com discentes do sexto período do curso de Química-Licenciatura da UFPE-CAA. Para se obter os dados necessários ao cumprimento dos objetivos do trabalho, coletaram-se questionários de maneira prévia e posterior à intervenção do pesquisador na Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA). Tais questionários foram compostos por questões abertas e itens da Escala de Likert, a fim de aumentar a confiabilidade dos dados e promover uma comparação entre as respostas dos discentes. Com isso, aplicou-se a sequência de ensino e aprendizagem em uma perspectiva problematizadora, onde as suas três características tiveram relação com os três momentos pedagógicos. Esses momentos corresponderam a: (1) problematização inicial, apresentada como uma experimentação, na qual se propôs a formação de um bioplástico a partir da batata inglesa, fazendo relação com a dimensão epistemológica; (2) organização do conhecimento, que se caracterizou por uma aula expositiva dialogada, fazendo relação com a dimensão pedagógica; (3) aplicação do conhecimento, onde ocorreram os momentos de discussão em grupos sobre o problema do experimento, fazendo relação com a abordagem construtivista integrada. Ao final do processo, pode-se dizer que a SEA alcançou seus principais objetivos: desenvolver o conhecimento científico e aproximar uma situação real dos alunos de forma satisfatória.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstudo de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre polímeros: problematização, organização e aplicação do conhecimento.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4909056P6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9pt_BR
dc.description.abstractxThe face of difficulties found in science education, it has been searching for new methodologies that encourage and awaken the interest of the student to the discipline which is intended to work. Defends the use of a methodological approach based on simultaneous application of a teaching and learning sequence. This approach was based on the thoughts of Méheut: (1) epistemological dimension, (2) educational dimension, (3) integrated constructivist approach; and educational moments according Delizoicov: (1) initial problematization, (2) organization of knowledge (3) application of knowledge, to promote the process of teaching and learning on a specific topic. To this end, the polymers were used, due to its wide relationship with the daily life and the environment. The research was conducted with students from the sixth period of the Chemistry course of UFPE-CAA. To obtain the data necessary to accomplish the objectives of the work, questionnaires were collected before and after the intervention of the researcher in Teaching and Learning Sequence (TLS). These questionnaires were composed by open questions and items of Likert scale, in order to increase the reliability of data and encourage a comparison between the responses of students. Thus, applied to teaching and learning sequence in a problem-based perspective, where their three characteristics were related to the three pedagogical moments. These moments correspond to: (1) initial problematization, presented as an experimentation, in which it is proposed the formation of a bioplastic from the potatoes, making relationship with the epistemological dimension; (2) organization of knowledge, which was characterized by a dialogued expositive class, making relationship with the educational dimension; (3) application of knowledge, which occurred moments of discussion groups on the experiment of the problem, making relationship with the integrated constructivist approach. At the end of the process, it can be said that the TLS has achieved its main objectives: to develop scientific knowledge and approach a real situation of students satisfactorily.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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