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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39349
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Título : | Análise do tráfego da BR-104 para determinação do número N no período de maior fluxo, trecho Toritama/Caruaru, segundo normas do (DNIT). |
Autor : | VALDEVINO, Raniere Soares |
Palabras clave : | Pavimentos - Pernambuco; Capacidade rodoviária - Pernambuco; Levantamento de trânsito - Pernambuco; Engenharia de estruturas - Pernambuco |
Fecha de publicación : | 12-ago-2014 |
Citación : | VALDEVINO, Raniere Soares.Análise do tráfego da BR-104 para determinação do número N no período de maior fluxo, trecho Toritama/Caruaru, segundo normas do (DNIT). Caruaru: O Autor, 2014. |
Resumen : | O número N é definido como sendo o número equivalente de operações de eixo simples padrão durante o período de projeto. Onde esse parâmetro é preponderante para o dimensionamento de estruturas de pavimentos, o seu estudo está relacionado basicamente ao volume de tráfego. A falta dessa informação,ou a incerteza quanto à representatividade desse dado, gera distorções nos estudos rodoviários, pois, esse número constitui-se de elemento básico à elaboração de planos diretores rodoviários, estudos de viabilidade técnico-econômica, projetos geométricos, projetos de pavimentos, programas de conservação, análise de segurança de tráfego, capacidade das vias entre outros.Deste modo, este trabalho tem como propósito analisar o volume de tráfego após a duplicação da BR 104, no trecho Toritama/Caruaru, com o intuito de calcular o número N, pela metodologia aplicada pelo DNIT. Um dos fatores que interfere diretamente a determinação do número N,é a taxa de crescimento da frota veicular, que ficou superior a 100% nos últimos dez anos, para as cidades de Caruaru e Toritama.Dessa forma, foi feita uma contagem manual do tráfego de veículos da BR-104, trecho Toritama/Caruaru,durante três dias seguidos em horários fixos. A partir dos dados obtidos foram determinados todos os parâmetros para o cálculo do número N, onde foi obtido um valor de aproximadamente 3 x 108.É possível concluir que o resultado obtido de 3 x 108 é considerado alto, se comparado aos valores de número N especificados pelo DNIT. Este fato ocorre,porque no trecho estudado neste trabalho, tem-se um tráfego composto por quase 50% de caminhões médios e pesados, logo, as solicitações sobre o pavimento são consideráveis. Desta forma, tais solicitações influenciam diretamente para um aumento do valor do número N.No entanto, para que se obtenha um resultado mais apurado do número N, é necessário que seja realizada uma análise mais detalhada do tráfego. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39349 |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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