Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39336

Compartilhe esta página

Título: Laboratório aberto investigativo de Física : proposta de ensino da energia mecânica a partir do brinquedo de hot wheels
Autor(es): SILVA, Madison Luis Canêjo da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa – Vitória de Santo Antão (PE); Ciência – Estudo e ensino – Vitória de Santo Antão (PE); Laboratórios experimentais – Vitória de Santo Antão (PE); Aprendizagem baseada em problemas – Vitória de Santo Antão (PE); Análise de interação na educação; Brinquedos educativos – Vitória de Santo Antão (PE)
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Madison Luis Canêjo da. Laboratório aberto investigativo de Física: proposta de ensino da energia mecânica a partir do brinquedo de hot wheels. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O processo de ensino e aprendizagem é tema constante no debate das práticas pedagógicas em sala de aula. Nessa conjuntura, a academia tem marcado seu terreno com pesquisas que têm se materializado em sugestões metodológicas a serem aplicadas em diversas escolas no intuito de propor mudanças na estrutura de aulas estritamente expositivas que provocam desatenção e até mesmo alienação diante do conhecimento científico, por isso, o presente estudo tem o objetivo de propor uma interação entre aulas expositivas e experimentais com o uso de brinquedos para que os aprendizes possam transferir para a prática a aplicação do conhecimento teórico vivenciado nas aulas teóricas. Levando-se em consideração o que preconiza a aprendizagem significativa crítica, o professor e o estudante se relacionarão de maneira diferente, este, de maneira ativa, construindo o seu conhecimento de maneira sólida, aquele, mediando o aprendizado do estudante, sendo um guia no caminho do conhecimento científico. Para que a aprendizagem seja consolidada na mente do aprendiz, tem-se a proposta do ensino problematizador, em que o agente provocador é o brinquedo de Hot Wheels. A metodologia adotada é a combinação de aulas expositivas e experimentais investigativas e problematizadoras como forma de mediação entre o aprendiz e a construção de um conhecimento significativo. Como resultados, ver-se-á que essa aquisição e ressignificação do conhecimento não se dá de maneira fácil, uma vez que existe uma tradição de ensino voltado estritamente para a exposição que aliena cientificamente o estudante. Na conclusão, perceber-se-á que a proposta contribui significativamente no aprimoramento das aulas de Física, para isso, é apresentado como produto educacional um manual de laboratório experimental que poderá ser aplicado nas salas de aula e que contribuirá para o engajamento científico de professores e alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39336
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Madison Luis Canêjo da Silva.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons