Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39336

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Madison Luis Canêjo da-
dc.date.accessioned2021-03-02T16:11:50Z-
dc.date.available2021-03-02T16:11:50Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Madison Luis Canêjo da. Laboratório aberto investigativo de Física: proposta de ensino da energia mecânica a partir do brinquedo de hot wheels. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39336-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem é tema constante no debate das práticas pedagógicas em sala de aula. Nessa conjuntura, a academia tem marcado seu terreno com pesquisas que têm se materializado em sugestões metodológicas a serem aplicadas em diversas escolas no intuito de propor mudanças na estrutura de aulas estritamente expositivas que provocam desatenção e até mesmo alienação diante do conhecimento científico, por isso, o presente estudo tem o objetivo de propor uma interação entre aulas expositivas e experimentais com o uso de brinquedos para que os aprendizes possam transferir para a prática a aplicação do conhecimento teórico vivenciado nas aulas teóricas. Levando-se em consideração o que preconiza a aprendizagem significativa crítica, o professor e o estudante se relacionarão de maneira diferente, este, de maneira ativa, construindo o seu conhecimento de maneira sólida, aquele, mediando o aprendizado do estudante, sendo um guia no caminho do conhecimento científico. Para que a aprendizagem seja consolidada na mente do aprendiz, tem-se a proposta do ensino problematizador, em que o agente provocador é o brinquedo de Hot Wheels. A metodologia adotada é a combinação de aulas expositivas e experimentais investigativas e problematizadoras como forma de mediação entre o aprendiz e a construção de um conhecimento significativo. Como resultados, ver-se-á que essa aquisição e ressignificação do conhecimento não se dá de maneira fácil, uma vez que existe uma tradição de ensino voltado estritamente para a exposição que aliena cientificamente o estudante. Na conclusão, perceber-se-á que a proposta contribui significativamente no aprimoramento das aulas de Física, para isso, é apresentado como produto educacional um manual de laboratório experimental que poderá ser aplicado nas salas de aula e que contribuirá para o engajamento científico de professores e alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativa – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensino – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectLaboratórios experimentais – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectBrinquedos educativos – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.titleLaboratório aberto investigativo de Física : proposta de ensino da energia mecânica a partir do brinquedo de hot wheelspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4808572520692659pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe teaching and learning process is a constant theme in the debate on pedagogical practices in the classroom. In this context, the academy has marked its ground with research that has materialized in methodological suggestions to be applied in several schools in order to propose changes in the structure of strictly expository classes that cause inattention and even alienation in the face of scientific knowledge. The present study aims to propose an interaction between expository and experimental classes with the use of toys so that learners can transfer to practice the application of theoretical knowledge experienced in theoretical classes. Taking into account what critical critical learning advocates, the teacher and the student will relate in a different way, the latter in an active way, building their knowledge in a solid way, the former, mediating the student's learning, being a guide in the path of scientific knowledge. For the learning to be consolidated in the learner's mind, there is the proposal of problematizing teaching, in which the provocative agent is the Hot Wheels toy. The methodology adopted is the combination of expository and experimental investigative and problematizing classes as a means of mediation between the learner and the construction of meaningful knowledge. As a result, it will be seen that this acquisition and reframing of knowledge does not happen easily, since there is a teaching tradition focused strictly on the exhibition that scientifically alienates the student. In the conclusion, it will be noticed that the proposal contributes significantly to the improvement of Physics classes, for that, an educational laboratory manual is presented as an educational product that can be applied in classrooms and that will contribute to the scientific engagement of teachers and students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Madison Luis Canêjo da Silva.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons