Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39274

Comparte esta pagina

Título : Efeito imediato de técnica vocal associada a realidade virtual e a estímulo auditivo rítmico na voz de pessoas com Parkinson
Autor : CRUZ, Thalita Vitória Silva da
Palabras clave : Doença de Parkinson; Realidade virtual; Estimulação acústica
Fecha de publicación : 27-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CRUZ, Thalita Vitória Silva da. Efeito imediato de técnica vocal associada a realidade virtual e a estímulo auditivo rítmico na voz de pessoas com Parkinson. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Exercícios para competência fonatória podem ser favoráveis às pessoas com doença de Parkinson (DP). O objetivo deste estudo foi comparar o efeito imediato da técnica de empuxo com sons plosivos associada à realidade virtual (RV) com biofeedback eletromiográfico e ao estímulo auditivo rítmico (EAR) na voz de pessoas com DP. Participaram 30 indivíduos com DP e idade média de 62,13 ± 9,05 anos. Todos realizaram exercício vocal associado às estratégias com RV e EAR. Em dois dias de intervenções, a primeira estratégia foi decidida por sorteio e a outra realizada após sete dias. Aplicou-se o protocolo de autopercepção vocal. Foram registradas tarefas de fala, pré e pós intervenções. Após cada intervenção, foi aplicado protocolo de satisfação sobre RV ou EAR e, posteriormente, sobre a preferência entre estas. Analisaram-se parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos da voz. Observou-se aumento da f0 média para homens após a técnica vocal associada à RV e ao EAR e para as mulheres após EAR, redução do valor de irregularidade nos homens pós RV e aumento da f0 máxima e intensidade média nas mulheres pós EAR. A técnica vocal associada às intervenções aplicada em indivíduos com DP melhorou a qualidade vocal, conforme parâmetros acústicos de média de f0 e irregularidade, indicando melhor ajuste glótico. Na comparação entre as estratégias associadas à técnica vocal, ambas proporcionaram mudanças em parâmetros acústicos. Verificou-se que a maior satisfação e preferência entre as estratégias utilizadas na população estudada foi para a RV. Quanto à avaliação perceptivo-auditiva, não houve modificações imediatas significativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39274
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thalita Vitória Silva da Cruz.pdf2,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons