Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3923
Título: A atuação docente em cursos superiores de computação e informática a distância: formação docente e estratégias de ensino online
Autor(es): SILVA, Kátia Cilene da
Palavras-chave: Ensino superior;Educação a distância (EaD);Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA);Estratégias de ensino online;Formação docente
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cilene da Silva, Kátia; Smith Cavalcante, Patrícia. A atuação docente em cursos superiores de computação e informática a distância: formação docente e estratégias de ensino online. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Com o advento da educação a distância (EaD), surgiu a demanda pelo uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA) na perspectiva da criação de salas de aula virtuais, sendo aplicados aos diversos níveis de ensino. Esse uso tem sido, constantemente, objeto de pesquisas, devido ao questionamento sobre sua efetividade e sobre a necessidade de competências adicionais, no que se refere ao professor atuante no ensino presencial. Para construir uma aula, nesse ambiente virtual, professores mobilizam saberes docentes que aprenderam na formação e no cotidiano de sua atuação educacional, porém existe a demanda também por novos saberes: os saberes informáticos; tidos pelo senso comum como imprescindíveis para atuação em AVEAs e, por vezes, supervalorizados em detrimento de outros, como os oriundos da formação técnica ou os pedagógicos. Quando se trata de docentes de cursos superiores na área de Computação e Informática essa tendência pode ficar potencializada, pois tais profissionais são vistos como os que possuem a formação preponderante para o trabalho com as atuais tecnologias utilizadas na EaD, relegando ao segundo plano os saberes pedagógicos, sejam eles advindos da formação acadêmica ou da experiência docente. Neste sentido, a presente pesquisa teve por objetivo investigar a relação entre a formação acadêmica do docente de Cursos Superiores de Computação e Informática e seu desempenho como tutor no ensino a distância. Para tanto, foram observadas as atuações de docentes de um curso superior em Sistemas de Informação a distância, no AVEA, visando identificar as relações existentes entre as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes e sua formação acadêmica e experiência docente tanto no ensino superior quanto em cursos a distância. Foi adotada a teoria da atividade que possibilitou entender como aconteceram as interações entre alunos-tutores-AVEA-conteúdos e, a partir dos padrões encontrados nessas interações, estabelecer as categorias que posteriormente foram utilizadas para analisar as estratégias de ensino online utilizadas pelos tutores nas disciplinas estudadas. Como resultados pôde-se observar que a experiência no ensino superior e, principalmente no ensino a distância, influencia sobremaneira a atuação do tutor na tomada de decisões didático/pedagógicas sobre quais estratégias de ensino adotar no processo de mediação didático-pedagógica em AVEA, possibilitando a diversificação dessas estratégias e sua melhor adequação ao contexto de ensino
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3923
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo58_1.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.