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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39206
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Título : | Inserção dos saberes populares no ensino de química: uma abordagem do conhecimento popular acerca das plantas medicinais do município de Caruaru - PE. |
Autor : | MELO, Andrezza e Silva |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Cultura popular; Plantas medicinais; Etnobotânica; Feiras livres |
Fecha de publicación : | 30-jul-2015 |
Citación : | MELO, Andrezza e Silva. Inserção dos saberes populares no ensino de química: uma abordagem do conhecimento popular acerca das plantas medicinais do município de Caruaru - PE. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | O presente trabalho consistiu na proposição de um conjunto de atividades educacionais voltadas para alunos de 1º ano do ensino médio, as quais visaram à inserção e reavivação dos saberes populares concernentes às plantas medicinais no ensino da Química. O uso de plantas medicinais vem se intensificando, e com ele, surge a necessidade de aproximar esta temática à educação. Diante disso, foram elaboradas e efetuadas algumas tarefas que contemplaram a temática e o objetivo traçado. Inicialmente, foram ministradas aulas expositivas sobre a temática nas turmas com a finalidade de despertar o interesse dos alunos através da contextualização de seus conceitos químicos e etnobotânicos. Não obstante, também se buscou esclarecer aos alunos quanto à toxicidade das preparações fitoterápicas através de uma divulgação científica, a qual foi realizada por meio da abordagem de um texto científico. Posteriormente, os alunos coletaram informações da comunidade local sobre o uso de plantas medicinais e seus saberes populares através de um questionário semiestruturado. Na etapa seguinte, foi promovida uma excussão didática à Feira de Raízes e Ervas Medicinais, alocada na famosa Feira de Caruaru, conhecida nacionalmente por sua comercialização de produtos dos mais variados tipos e segmentos. Além de vivenciar o conteúdo in loco, os discentes foram incumbidos de reunir materiais e informações relevantes da Feira sobre as plantas medicinais do Agreste Pernambucano a fim de socializá-las posteriormente com os demais alunos do espaço escolar. Como resultado desta ação, foi possível concluir que ferramentas como a contextualização e a interdisciplinaridade trazidas pela temática são válidas para proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade através do uso dos elementos cotidianos da comunidade escolar trabalhada; bem como formar de cidadãos capazes de contribuir positivamente para a sociedade em que estão inseridos e utilizar os conhecimentos químicos estudados para esta finalidade. Além disso, o resgate pela ciência, a importância da preservação da flora nordestina e o conhecimento das plantas medicinais como tratamento alternativo de doenças também foram promovidos nos discentes com este trabalho. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39206 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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