Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39196
Comparte esta pagina
Título : | Um Lar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social : uma investigação sobre Casa Lar |
Autor : | RIBEIRO, Jully Gomes |
Palabras clave : | Casa Lar; Casa; Lar; Apropriação; Filiação |
Fecha de publicación : | 29-oct-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | RIBEIRO, Jully Gomes. Um Lar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: uma investigação sobre Casa Lar. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Esta pesquisa tem por objetivo avaliar como o ambiente das Casas Lares pode refletir ou influenciar o processo de apropriação e afetividade das crianças e adolescentes com o espaço habitado, a fim de possibilitar um suporte físico e emocional advindos de um lar. Para atingir o objetivo principal da pesquisa fez-se necessário o desenvolvimento do significado dos termos casa e lar, bem como a identificação das normas e diretrizes relacionadas as Casas Lares e seus devidos cumprimentos. A construção e análise dos dados ocorreram de forma qualitativa e quantitativa, a partir da análise de aspectos físicos e subjetivos das instituições e de seus usuários, seguindo as diretrizes do manual de Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e aspectos baseados nas obras de Rybczynski (1986) e de Fisher (1990). O tema possui uma forte repercussão social, para além de ser um trabalho de interesse acadêmico, possui relevância no sentido de se pensar esses espaços e sua relação com as crianças e adolescentes, levando-os em consideração. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39196 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jully Gomes Ribeiro.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons