Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39196
Compartilhe esta página
Título: | Um Lar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social : uma investigação sobre Casa Lar |
Autor(es): | RIBEIRO, Jully Gomes |
Palavras-chave: | Casa Lar; Casa; Lar; Apropriação; Filiação |
Data do documento: | 29-Out-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | RIBEIRO, Jully Gomes. Um Lar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: uma investigação sobre Casa Lar. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo avaliar como o ambiente das Casas Lares pode refletir ou influenciar o processo de apropriação e afetividade das crianças e adolescentes com o espaço habitado, a fim de possibilitar um suporte físico e emocional advindos de um lar. Para atingir o objetivo principal da pesquisa fez-se necessário o desenvolvimento do significado dos termos casa e lar, bem como a identificação das normas e diretrizes relacionadas as Casas Lares e seus devidos cumprimentos. A construção e análise dos dados ocorreram de forma qualitativa e quantitativa, a partir da análise de aspectos físicos e subjetivos das instituições e de seus usuários, seguindo as diretrizes do manual de Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e aspectos baseados nas obras de Rybczynski (1986) e de Fisher (1990). O tema possui uma forte repercussão social, para além de ser um trabalho de interesse acadêmico, possui relevância no sentido de se pensar esses espaços e sua relação com as crianças e adolescentes, levando-os em consideração. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39196 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jully Gomes Ribeiro.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons