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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39126

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Título: Modelo de decisão multicritério para gerenciamento de risco em gasoduto com base em teoria da utilidade esperada e Rank-Dependent Utility
Autor(es): MEDEIROS, Cristina Pereira
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Rank-Dependent Utility; Gerenciamento de riscos; Gasoduto de gás natural; Decisão multicritério
Data do documento: 26-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Cristina Pereira. Modelo de decisão multicritério para gerenciamento de risco em gasoduto com base em teoria da utilidade esperada e Rank-Dependent Utility. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O Gerenciamento de riscos em gasodutos se faz necessário a fim de identificar regiões de maior risco, ao longo da extensão de um duto, em que possa ocorrer falhas e suas eventuais más consequências. Neste contexto, um novo modelo de avaliação de riscos multidimensionais em Gasoduto de Gás Natural (GGN) é proposto neste estudo, baseado na Utilidade Não Esperada (non-EU). Além da lacuna na literatura quanto a abordagem proposta aplicada ao contexto de GGN, o modelo de avaliação de riscos existente, precursor deste trabalho, tem como base o uso da Utilidade Esperada (EU) por meio da Multi-Attribute Utility (MAUT). Tal modelo produz desvios de lineariedade da EU os quais são estudados e apresentadas contribuições da abordagem de riscos por meio do Rank-Dependent Utility (RDU). São conduzidos estudos matemáticos aplicados a dois gasodutos hipotéticos para verificação do comportamento do modelo proposto. Desvios da lineariedade, quanto as preferências de probabilidade de ocorrência de consequências de um prospecto, mostraram necessidade de elicitação de uma função de ponderação de probabilidades além da tradicional função utilidade. Além disso, o RDU proporcionou que as consequências de cenários de perigo pudessem contribuir mais homogeneamente por meio de pesos de decisão, que são obtidos a partir da ordenação da melhor para a pior consequência. Em decorrência disso, as seções são melhor equilibradas quanto ao risco, evitando viés em direção ao valor de consequência do Cenário de Normalidade, como ocorrido no MAUT. As vantagens do gerenciamento de riscos com base na non-EU sobre a EU são mostradas a partir da hierarquização das seções de riscos de ambos os gasodutos, seguida de uma extensa análise de sensibilidade, produzidos pelo Sistema de Apoio a Decisão GU-M4OMO-DF1 desenvolvido para este fim. Resultados apontam que a abordagem de riscos com base em non-EU tem maior suporte na recomendação ao decisor quanto a priorização de seções de um Gasoduto de Gás Natural, quando comparada a abordagem da EU. A partir da análise multidimensional se tem uma análise mais estruturada de riscos e contribuição com impacto direto na redução de mortes/injúrias, danos ambientais e financeiros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39126
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

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