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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39126
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Adiel Teixeira de | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Cristina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T12:44:16Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T12:44:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Cristina Pereira. Modelo de decisão multicritério para gerenciamento de risco em gasoduto com base em teoria da utilidade esperada e Rank-Dependent Utility. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39126 | - |
dc.description.abstract | O Gerenciamento de riscos em gasodutos se faz necessário a fim de identificar regiões de maior risco, ao longo da extensão de um duto, em que possa ocorrer falhas e suas eventuais más consequências. Neste contexto, um novo modelo de avaliação de riscos multidimensionais em Gasoduto de Gás Natural (GGN) é proposto neste estudo, baseado na Utilidade Não Esperada (non-EU). Além da lacuna na literatura quanto a abordagem proposta aplicada ao contexto de GGN, o modelo de avaliação de riscos existente, precursor deste trabalho, tem como base o uso da Utilidade Esperada (EU) por meio da Multi-Attribute Utility (MAUT). Tal modelo produz desvios de lineariedade da EU os quais são estudados e apresentadas contribuições da abordagem de riscos por meio do Rank-Dependent Utility (RDU). São conduzidos estudos matemáticos aplicados a dois gasodutos hipotéticos para verificação do comportamento do modelo proposto. Desvios da lineariedade, quanto as preferências de probabilidade de ocorrência de consequências de um prospecto, mostraram necessidade de elicitação de uma função de ponderação de probabilidades além da tradicional função utilidade. Além disso, o RDU proporcionou que as consequências de cenários de perigo pudessem contribuir mais homogeneamente por meio de pesos de decisão, que são obtidos a partir da ordenação da melhor para a pior consequência. Em decorrência disso, as seções são melhor equilibradas quanto ao risco, evitando viés em direção ao valor de consequência do Cenário de Normalidade, como ocorrido no MAUT. As vantagens do gerenciamento de riscos com base na non-EU sobre a EU são mostradas a partir da hierarquização das seções de riscos de ambos os gasodutos, seguida de uma extensa análise de sensibilidade, produzidos pelo Sistema de Apoio a Decisão GU-M4OMO-DF1 desenvolvido para este fim. Resultados apontam que a abordagem de riscos com base em non-EU tem maior suporte na recomendação ao decisor quanto a priorização de seções de um Gasoduto de Gás Natural, quando comparada a abordagem da EU. A partir da análise multidimensional se tem uma análise mais estruturada de riscos e contribuição com impacto direto na redução de mortes/injúrias, danos ambientais e financeiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Rank-Dependent Utility | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
dc.subject | Gasoduto de gás natural | pt_BR |
dc.subject | Decisão multicritério | pt_BR |
dc.title | Modelo de decisão multicritério para gerenciamento de risco em gasoduto com base em teoria da utilidade esperada e Rank-Dependent Utility | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALENCAR, Marcelo Hazin | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0118943003053223 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3190630564956043 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Risk management practices must be used to identify which stretches of a pipeline are most at risk in order to avoid failures or to prevent or mitigate the harmful consequences that failures may cause. Given this context, we propose a new multidimensional model for assessing risk in Natural Gas Pipelines (NGP), by considering non-Expected Utility (non-EU). Although there is a gap in the literature regarding this approach when applied to NGP, the model that has already been published in the literature is based on using Expected Utility (EU) and is underpinned by Multi-Attribute Utility Theory (MAUT). Hence, we focus on the deviations of EU from linearity in preference modeling and put forward other contributions on how to tackle risk by using Rank-Dependent Utility (RDU). And since deviations from linearity, with respect to specific probabilities of the consequences of a prospect occurring, showed the need to elicit both a weighted function of probabilities and the traditional utility function, two numerical examples are given. These show the results of applying our proposals to two different hypothetical NGPs and therefore illustrate the performance of the model and its behavior. Moreover, using RDU saw to it that the consequences of hazards could contribute more homogeneously by means of decision weights, which are obtained by ordering consequences from the best to the worst. As a result, the sections are better balanced in terms of risk, thereby avoiding bias towards the consequence value of the Normality Scenario, as occurred in MAUT. The advantages of risk management based on non-EU over EU are shown by first placing sections at risk of both NGPs in a hierarchical order, followed by conducting a thorough sensitivity analysis, using the GU-M4OMO-DF1 Decision Support System developed for this purpose. Results indicate that the risk approach based on non-EU better supports the recommendation made to the decision maker as to prioritizing sections of an NGP, when compared to the EU approach. By using multidimensional analysis, there is a more structured analysis of risks and the contributions that arise from this have a direct impact on reducing deaths and injuries, damage to the environment and adverse financial outcomes that could arise if accidents occur in an NGP. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9425949567040716 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia de Produção |
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