Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39116

Compartilhe esta página

Título: Shopping center e a produção do espaço urbano: estudo sobre as repercussões da instalação do Patteo Olinda Shopping na dinâmica imobiliária local
Autor(es): BARROS, Ana Carolina Albuquerque da Silveira
Palavras-chave: Shopping center; Espaço urbano; Produção do espaço; Dinâmica imobiliária; Olinda
Data do documento: 22-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Ana Carolina Albuquerque da Silveira. Shopping center e a produção do espaço urbano: estudo sobre as repercussões da instalação do Patteo Olinda Shopping na dinâmica imobiliária local. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Os shopping centers são equipamentos urbanos aglomeradores de estabelecimentos de comércio varejista e de serviços, via de regra construídos em espaços fechados de grande porte. Oriundos da iniciativa privada, por vezes recebem incentivos do poder público por meio de ações de infraestruturação e qualificação das áreas onde são implantados. O modelo de shopping center fechado, ou shopping mall, foi internacionalmente difundido a partir de 1950 e, no Brasil, mais intensamente a partir década de 1980. A inserção desses equipamentos no espaço urbano tende a desencadear alterações no uso e na ocupação do seu entorno a partir da atuação de distintos agentes produtores e consumidores do espaço. Tendo o shopping center como objeto de estudo, o Patteo Olinda Shopping é o objeto empírico da pesquisa. Inaugurado em 2018, foi o primeiro centro comercial planejado instalado na cidade de Olinda, município que estabelece grande relação funcional com Recife e que tem o seu processo histórico de estruturação espacial marcado por restrições à produção capitalista do espaço de diversas ordens. O presente trabalho apresenta uma análise sobre as repercussões do referido shopping center no processo de produção do espaço da cidade a partir de uma leitura em relação a dinâmica imobiliária e sobre a percepção dos frequentadores acerca do entorno imediato ao empreendimento.
Descrição: SANTOS, Lúcia Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, L. (SANTOS, L. L. até 1998)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39116
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Albuquerque da Silveira Barros.pdf8,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons