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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39116

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Lúcia Leitão-
dc.contributor.authorBARROS, Ana Carolina Albuquerque da Silveira-
dc.date.accessioned2021-01-23T20:52:15Z-
dc.date.available2021-01-23T20:52:15Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationBARROS, Ana Carolina Albuquerque da Silveira. Shopping center e a produção do espaço urbano: estudo sobre as repercussões da instalação do Patteo Olinda Shopping na dinâmica imobiliária local. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39116-
dc.descriptionSANTOS, Lúcia Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, L. (SANTOS, L. L. até 1998)pt_BR
dc.description.abstractOs shopping centers são equipamentos urbanos aglomeradores de estabelecimentos de comércio varejista e de serviços, via de regra construídos em espaços fechados de grande porte. Oriundos da iniciativa privada, por vezes recebem incentivos do poder público por meio de ações de infraestruturação e qualificação das áreas onde são implantados. O modelo de shopping center fechado, ou shopping mall, foi internacionalmente difundido a partir de 1950 e, no Brasil, mais intensamente a partir década de 1980. A inserção desses equipamentos no espaço urbano tende a desencadear alterações no uso e na ocupação do seu entorno a partir da atuação de distintos agentes produtores e consumidores do espaço. Tendo o shopping center como objeto de estudo, o Patteo Olinda Shopping é o objeto empírico da pesquisa. Inaugurado em 2018, foi o primeiro centro comercial planejado instalado na cidade de Olinda, município que estabelece grande relação funcional com Recife e que tem o seu processo histórico de estruturação espacial marcado por restrições à produção capitalista do espaço de diversas ordens. O presente trabalho apresenta uma análise sobre as repercussões do referido shopping center no processo de produção do espaço da cidade a partir de uma leitura em relação a dinâmica imobiliária e sobre a percepção dos frequentadores acerca do entorno imediato ao empreendimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectShopping centerpt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectProdução do espaçopt_BR
dc.subjectDinâmica imobiliáriapt_BR
dc.subjectOlindapt_BR
dc.titleShopping center e a produção do espaço urbano: estudo sobre as repercussões da instalação do Patteo Olinda Shopping na dinâmica imobiliária localpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9538440103636330pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190250269877536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxShopping malls are urban facilities that bring together retail business and service establishments, which are usually built as large enclosed spaces. Coming from the private sector, they sometimes receive incentives from the public authorities through actions of infrastructure and qualification of the areas where they are implemented. The model of a closed shopping center, or shopping mall, was internationally disseminated in the 1950s and, in Brazil, more intensely in the 1980s. The insertion of this equipment in the urban space tends to trigger changes in the use and occupation of its surroundings from the performance of different producers and consumers of space. With the shopping mall as the object of study, the empirical object of the research is the Patteo Olinda Shopping. Inaugurated in 2018, it was the first planned shopping center installed in the city of Olinda, a municipality that establishes a great functional relationship with the city of Recife and that has its historical process of spatial structuring marked by restrictions to the capitalist production of space of different orders. The present work presents an analysis on the repercussions of the referred shopping mall in the process of production of the city space from a reading in relation to the real estate dynamics and about the perception of the regulars about the immediate surroundings of the enterprise.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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