Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39024

Compartilhe esta página

Título: Particularidades e nuances do processo de concurso docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco : uma análise a partir do BPM
Autor(es): CASTRO, Marcos Paulo de Assis
Palavras-chave: Análise de processos; Concurso docente; BPM
Data do documento: 27-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CASTRO, Marcos Paulo de Assis. Particularidades e nuances do processo de concurso docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco: uma análise a partir do BPM. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta dissertação trata de gestão, análise e melhoria de processos executados por uma universidade pública. O objeto de estudo é o Processo de Concurso Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desenvolvido pela Comissão Permanente de Concurso Docente (CPCD). A pesquisa procurou respostas à seguinte questão: em quais aspectos o processo de Concurso Docente da UFRPE necessita de melhoria? Para encontrar elucidações, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a execução do processo do concurso público para docente da UFRPE, na perspectiva de sua melhoria e normatização. Os objetivos específicos ficaram assim definidos: mapear todas as etapas envolvidas na execução do concurso docente, desde sua abertura até a finalização do concurso; identificar possíveis gargalos na execução do processo; propor melhorias ao processo, com ênfase na sua normatização e no atendimento aos requisitos legais. Este estudo se caracterizou como pesquisa descritiva quanto aos seus fins e pesquisa-diagnóstico quanto ao método. O período de análise do processo foi de 2017 até 2018, mas também o último concurso aberto, que foi o Concurso Docente 03/2020. A técnica de coleta de informações recorreu a documentos institucionais, aos dispositivos legais que regem os concursos públicos das universidades federais e se apoiou em entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE, que atuam em funções que dizem respeito ao processo estudado. A proposta metodológica do BPM CBOK (2013) serviu de referência para a análise do Processo de Concurso Docente e o software Bizagi Process Modeler foi o aplicativo usado na modelagem do processo. Como resultado, o processo Concurso Docente foi examinado, foram identificados os gargalos na sua execução e foram sugeridas as melhorias. A participação e o envolvimento dos servidores no processo estudado demonstrou que esses profissionais são comprometidos com a busca de melhorias e conhecedores das suas rotinas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Paulo de Assis Castro.pdf9,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons