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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39024
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Marcos Paulo de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T18:04:58Z | - |
dc.date.available | 2021-01-11T18:04:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Marcos Paulo de Assis. Particularidades e nuances do processo de concurso docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco: uma análise a partir do BPM. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39024 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de gestão, análise e melhoria de processos executados por uma universidade pública. O objeto de estudo é o Processo de Concurso Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desenvolvido pela Comissão Permanente de Concurso Docente (CPCD). A pesquisa procurou respostas à seguinte questão: em quais aspectos o processo de Concurso Docente da UFRPE necessita de melhoria? Para encontrar elucidações, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a execução do processo do concurso público para docente da UFRPE, na perspectiva de sua melhoria e normatização. Os objetivos específicos ficaram assim definidos: mapear todas as etapas envolvidas na execução do concurso docente, desde sua abertura até a finalização do concurso; identificar possíveis gargalos na execução do processo; propor melhorias ao processo, com ênfase na sua normatização e no atendimento aos requisitos legais. Este estudo se caracterizou como pesquisa descritiva quanto aos seus fins e pesquisa-diagnóstico quanto ao método. O período de análise do processo foi de 2017 até 2018, mas também o último concurso aberto, que foi o Concurso Docente 03/2020. A técnica de coleta de informações recorreu a documentos institucionais, aos dispositivos legais que regem os concursos públicos das universidades federais e se apoiou em entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE, que atuam em funções que dizem respeito ao processo estudado. A proposta metodológica do BPM CBOK (2013) serviu de referência para a análise do Processo de Concurso Docente e o software Bizagi Process Modeler foi o aplicativo usado na modelagem do processo. Como resultado, o processo Concurso Docente foi examinado, foram identificados os gargalos na sua execução e foram sugeridas as melhorias. A participação e o envolvimento dos servidores no processo estudado demonstrou que esses profissionais são comprometidos com a busca de melhorias e conhecedores das suas rotinas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise de processos | pt_BR |
dc.subject | Concurso docente | pt_BR |
dc.subject | BPM | pt_BR |
dc.title | Particularidades e nuances do processo de concurso docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco : uma análise a partir do BPM | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8357261007500127 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation deals with management, analysis and improvement of processesperformed by a public university. The object of study is the process performed duringthe Civil Service Exam to become teacher at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), conducted by the Permanent Commission of the Civil Service Exam for Teaching (CPCD). The research sought answers to the following question: in what aspects does the Civil Service Exam for Teaching at Federal Rural University of Pernambuco need improvement? Thereby, the overall objective was to analyze the execution of the process in the perspective of its improvement and standardization. Thespecific objectives were defined as follows: Map all the stages involved in the execution of the Civil Service Exam for Teaching; Identify possible bottlenecks in the execution of the process; Propose improvements to the process, emphasizing its standardizationand compliance with legal requirements. This study was characterized as a descriptiveresearch as to its purposes, and diagnostic research as to the method. The period of analysis of the process was from 2017 to 2018, but also the last open competition, which was the Civil Service Exam for Teaching 03/2020. The information collection technique used institutional documents, legal normative that govern public Civil Service Exam for teaching at federal universities, and relied on semi-structured interviews with UFRPE employees, who work in functions that concern the process studied. The methodological proposal of BPM CBOK (2013) served as a reference to analyze the process and the Bizagi Process Modeler software was the software used to model the process. As a result, the process the Civil Service Exam for Teaching was examined, bottlenecks in its execution were identified and improvements were suggested. The participation and involvement of the civil servants in the studied process demonstrated that these professionals were committed to improvements and aware of their responsibilities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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DISSERTAÇÃO Marcos Paulo de Assis Castro.pdf | 9,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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