Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38987
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACHADO, Laêda Bezerra | - |
dc.contributor.author | BARRA NOVA, Taynah de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:16:42Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:16:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.citation | BARRA NOVA, Taynah de Brito. A Escola do Campo nas representações sociais dos professores de Garanhuns-PE. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38987 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais de Escola do Campo, construídas por professores do município de Garanhuns-PE, explorando as dimensões envolvidas no processo de elaboração dessas representações. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Representações sociais são formas compartilhadas de conhecimento socialmente elaboradas, que permitem ao indivíduo explicar a realidade e justificar tomadas de posição. A investigação, de natureza qualitativa, teve como lócus o município de Garanhuns-PE e foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, utilizamos como instrumentos um questionário e uma entrevista semiestruturada. O questionário, aplicado a 150 professores e 05 gestores, permitiu caracterizar o perfil do professor das Escolas do Campo desse município. Por meio da entrevista semiestruturada, com um subgrupo de 35 professores de Escolas do Campo, também identificamos as dinâmicas e ações municipais de Educação do Campo. Na segunda etapa da pesquisa, a partir da entrevista, indicamos elementos relacionados às três dimensões das representações sociais: informação, imagem eatitude e os elementos relacionados aos processos de objetivação e ancoragem das representações sociais de Escola do Campo. A Análise de Conteúdo (categorial) guiou a organização dos depoimentos. Os resultados indicam que o corpo docente da Escola do Campo de Garanhuns é formado predominantemente por mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos, com formação em cursos de graduação e pós-graduação e reside na área urbana do município. O estudo revela que os docentes compartilham da representação social da Escola do Campo como uma instituição que, ao proporcionar às novas gerações campesinas o acesso e apropriação dos conhecimentos, favorece a migração campo/cidade. Nas representações dos entrevistados, o abandono do campo é impulsionado pelas vantagens e progresso que a vida citadina pode oferecer. A análise das dinâmicas e ações desenvolvidas pelo município para garantir a oferta e gestão da Educação do Campo sugere que os conteúdos simbólicos que envolvem a Escola do Campo (aluno, comunidade, campo e educação) estabelecem uma dicotomia entre o rural e o urbano. A análise dimensional dessas representações evidencia um alinhamento aos pressupostos que sustentam essa dicotomia. As representações sociais de Escola do Campo estão ancoradas na dicotomia campo/cidade e objetivadas como uma travessia, ou seja, nas possibilidades que a escolarização oferece para superar a cultura do atraso. Em face dos resultados, a tese indica que a Escola do Campo, nas representações sociais dos professores, sustenta-se na dicotomia campo/cidade e ratifica um modelo no qual o modo de vida no campo é inferior ao modo de ser citadino. Por conseguinte, sugere um distanciamento entre o ideário da Educação do Campo e as políticas públicas direcionadas para esta modalidade de educação. A pesquisa sinaliza a necessidade de reflexões e intervenções conjuntas por parte da gestão da educação municipal e dos povos do campo no sentido do cumprimento dos princípios legais e do ideário da Educação do Campo, para impedir que a Escola do Campo esteja a contribuir para inferiorizar a vida no campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Professores - representação social | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A Escola do Campo nas representações sociais dos professores de Garanhuns-PE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1093805068631305 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6311786387582869 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to identify the social representations of School of the Countryside, built by teachers from the municipality of Garanhuns-PE, exploring the dimensions involved in the process of elaborating these representations. The Theory of Social Representations was the guiding reference of the study. Social representations are shared forms of socially elaborated knowledge, which allow the individual to explain reality and justify taking positions. The research, of a qualitative nature, had the municipality of Garanhuns-PE as its locus and was developed in two stages. In the first, we used a questionnaire and a semi-structured interview as instruments. The questionnaire, applied to 150 teachers and 05 managers, made it possible to characterize the profile of the teacher in the Schools of the Countryside of that municipality. Through the semi-structured interview, with a subgroup of 35 teachers from School of the Countryside, we also identified the dynamics and municipal actions of Countryside Education. In the second stage of the research, from the interview, we indicated elements related to the three dimensions of social representations: information, image and attitude and the elements related to the objectification and anchoring processes of the social representations of School of the Countryside. Content Analysis (categorical) guided the organization of testimonials. The results indicate that the teaching staff of the School of the Countryside de Garanhuns is formed predominantly by women in the age group of 31 to 40 years old, with training in undergraduate and graduate courses and lives in the urban area of the municipality. The study reveals that teachers share the social representation of School of the Countryside as an institution that, by providing new peasant generations with access and appropriation of knowledge, favors rural / city migration. In the representations of the interviewees, the abandonment of the countryside is driven by the advantages and progress that city life can offer. The analysis of the dynamics and actions developed by the municipality to guarantee the offer and management of Countryside Education suggests that the symbolic contents that involve School of the Countryside (student, community, countryside and education) establish a dichotomy between the rural and the urban. The dimensional analysis of these representations shows an alignment with the assumptions that support this dichotomy. The social representations of School of the Countryside are anchored in the countryside / city dichotomy and objectified as a crossing, that is, in the possibilities that schooling offers to overcome the culture of backwardness. In view of the results, the thesis indicates that School of the Countryside, in the social representations of teachers, is sustained by the dichotomy between countryside and city and ratifies a model in which the way of life in the countryside is inferior to the way of being city. Consequently, it suggests a gap between the ideals of CountrysideEducation and public policies aimed at this type of education. The research signals the need for joint reflections and interventions by the management of municipal education and countryside peoples in order to comply with the legal principles and the ideals of Countryside Education, to prevent School of the Countryside from contributing to downgrade the country life. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación tuvo como objetivo identificar las representaciones sociales de la Escola do Campo, construida por docentes del municipio de Garanhuns-PE, explorando las dimensiones involucradas en el proceso de elaboración de estas representaciones. La Teoría de las Representaciones Sociales fue el referente rector del estudio. Las representaciones sociales son formas compartidas de conocimiento elaborado socialmente, que permiten al individuo explicar la realidad y justificar la toma de posiciones. La investigación, de carácter cualitativo, tuvo como locus el municipio de Garanhuns-PE y se desarrolló en dos etapas. En el primero, utilizamos como instrumentos un cuestionario y una entrevista semiestructurada. El cuestionario, aplicado a 150 docentes y 05 gestores, permitió caracterizar el perfil del docente en las Escuelas del Campo de ese municipio. A través de la entrevista semiestructurada, con un subgrupo de 35 docentes de Escuelas en el Campo, también identificamos las dinámicas y acciones municipales de Educación en el Campo. En la segunda etapa de la investigación, a partir de la entrevista, señalamos elementos relacionados con las tres dimensiones de las representaciones sociales: información, imagen y actitud y los elementos relacionados con los procesos de objetivación y anclaje de las representaciones sociales de la Escola do Campo. El análisis de contenido (categórico) guió la organización de los testimonios. Los resultados indican que el profesorado de la Escola do Campo de Garanhuns está formado predominantemente por mujeres en el grupo de edad de 31 a 40 años, con formación en cursos de pregrado y posgrado y reside en el casco urbano del municipio. El estudio revela que los docentes comparten la representación social de la Escola do Campo como una institución que, al brindar acceso y apropiación de conocimientos a las nuevas generaciones campesinas, favorece la migración rural / urbana. En las representaciones de los entrevistados, el abandono del campo viene impulsado por las ventajas y avances que puede ofrecer la vida en la ciudad. El análisis de las dinámicas y acciones desarrolladas por el municipio para garantizar la oferta y gestión de la Educación Rural sugiere que los contenidos simbólicos que involucran a la Escola do Campo (estudiante, comunidad, campo y educación) establecen una dicotomía entre lo rural y lo urbano. El análisis dimensional de estas representaciones muestra una alineación con los supuestos que sustentan esta dicotomía. Las representaciones sociales de la Escola do Campo están ancladas en la dicotomía campo / ciudad y objetivadas como un cruce, es decir, en las posibilidades que ofrece la escuela para superar la cultura del atraso. A la vista de los resultados, la tesis indica que la Escola do Campo, en las representaciones sociales de los docentes, se sustenta en la dicotomía entre campo y ciudad y ratifica un modelo en el que la forma de vida en el campo es inferior a la forma de ser ciudad. En consecuencia, sugiere una brecha entre los ideales de Educación Rural y las políticas públicas dirigidas a este tipo de educación. La investigación señala la necesidad de reflexiones e intervenciones conjuntas por parte de la gestión de la educación municipal y de los pueblos rurales para cumplir con los principios legales y los ideales de la Educación Rural, para evitar que la Escola do Campo contribuya a inferiorizar la vida de campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Taynah de Brito Barra Nova.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons