Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38968

Comparte esta pagina

Título : E a educação vos libertará : os efeitos de missões protestantes sobre níveis de corrupção no mundo
Autor : CUNHA, Matheus Silva
Palabras clave : Ciência Política; Corrupção; Educação; Protestantes – Missões
Fecha de publicación : 22-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CUNHA, Matheus Silva. E a educação vos libertará: os efeitos de missões protestantes sobre níveis de corrupção no mundo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Quais são os determinantes da corrupção política? Este trabalho parte de (1) uma definição de corrupção enquanto o contrário de imparcialidade procedimental, (2) uma operacionalização de conceito voltada para a mensuração da dimensão comum entre práticas corruptas, (3) um embasamento teórico centrado na ideia de social traps, e (4) uma estratégia de identificação nova (na área) para testar os efeitos de níveis educacionais sobre a corrupção política. Melhorias educacionais aumentam caracterísiticas associadas a capital social, permitindo aos indivíduos cooperarem para a obtenção de equilíbrios superiores, em que todos adotem o comportamento não-corrupto por saberem que os demais farão o mesmo. A não-corrupção, por consequência, aumenta os retornos para investimentos sociais, levando à maior educação. Também se supõe que a mesma dinâmica funcione para a desigualdade de renda. Dada a natureza endógena da explicação, exploro um experimento histórico que ocorreu entre os séculos XVII e XX: a chegada (e permanência) de missões protestantes em diversos países do globo. Argumento que os protestantes disseminaram educação formal generalista, de modo que países “tratados” com missões possuem mais anos médios de educação formal por habitante do que aqueles “não- tratados”, cerca de 90 anos depois. Essa exogeneidade me permite usar as missões como instrumento para estimar efeitos de longoprazo da educação. Minha base de dados inclui cerca de 80 países distribuídos entre todas às regiões da Terra, com a exceção da Europa e da América do Norte. Meus resultados corroboram a hipótese para efeitos da educação, mas não para efeitos da desigualdade. As evidências são robustas à inclusão de outras variáveis tradicionalmente tidas como determinantes, além de baterias de instrumentos adicionais para reduzir preocupações de selfselection. Também investigo hipóteses alternativas, de que missões católicas tiveram efeito, ou que os missionários afetaram a corrupção através de desigualdade e democracia. Nenhuma delas se sustenta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38968
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Matheus Silva Cunha.pdf660,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons