Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38968

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Marcus Andre Barreto Campelo de-
dc.contributor.authorCUNHA, Matheus Silva-
dc.date.accessioned2021-01-06T18:36:37Z-
dc.date.available2021-01-06T18:36:37Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationCUNHA, Matheus Silva. E a educação vos libertará: os efeitos de missões protestantes sobre níveis de corrupção no mundo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38968-
dc.description.abstractQuais são os determinantes da corrupção política? Este trabalho parte de (1) uma definição de corrupção enquanto o contrário de imparcialidade procedimental, (2) uma operacionalização de conceito voltada para a mensuração da dimensão comum entre práticas corruptas, (3) um embasamento teórico centrado na ideia de social traps, e (4) uma estratégia de identificação nova (na área) para testar os efeitos de níveis educacionais sobre a corrupção política. Melhorias educacionais aumentam caracterísiticas associadas a capital social, permitindo aos indivíduos cooperarem para a obtenção de equilíbrios superiores, em que todos adotem o comportamento não-corrupto por saberem que os demais farão o mesmo. A não-corrupção, por consequência, aumenta os retornos para investimentos sociais, levando à maior educação. Também se supõe que a mesma dinâmica funcione para a desigualdade de renda. Dada a natureza endógena da explicação, exploro um experimento histórico que ocorreu entre os séculos XVII e XX: a chegada (e permanência) de missões protestantes em diversos países do globo. Argumento que os protestantes disseminaram educação formal generalista, de modo que países “tratados” com missões possuem mais anos médios de educação formal por habitante do que aqueles “não- tratados”, cerca de 90 anos depois. Essa exogeneidade me permite usar as missões como instrumento para estimar efeitos de longoprazo da educação. Minha base de dados inclui cerca de 80 países distribuídos entre todas às regiões da Terra, com a exceção da Europa e da América do Norte. Meus resultados corroboram a hipótese para efeitos da educação, mas não para efeitos da desigualdade. As evidências são robustas à inclusão de outras variáveis tradicionalmente tidas como determinantes, além de baterias de instrumentos adicionais para reduzir preocupações de selfselection. Também investigo hipóteses alternativas, de que missões católicas tiveram efeito, ou que os missionários afetaram a corrupção através de desigualdade e democracia. Nenhuma delas se sustenta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProtestantes – Missõespt_BR
dc.titleE a educação vos libertará : os efeitos de missões protestantes sobre níveis de corrupção no mundopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2402640191194928pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1720274079306064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxWhat are the determinants of political corruption? In this dissertation, I build on (1) a definition of corruption as the opposite of impartiality, (2) an operationalization of the concept that attempts to measure the common dimension among corrupt practices, (3) a theoretical basis centered on the idea of social traps, and (4) a novel (for corruption studies) strategy of identification to test the effects of educational levels on political corruption. Educational improvements enhance variables associated with social capital, allowing individuals to cooperate in order to achieve superior equilibria in which all adopt the noncorrupt behavior because they know that everyone else will do the same. Non-corruption, as a consequence, increases returns for social investments, bringing about greater education. It is also assumed that the same reasoning goes for income inequality. Given the endogenous nature of this explanation, I exploit a historical experiment that took place between the XVII and XX centuries: the arrival (and permanence) of conversionary protestant missions in several countries. I argue that the missionaries disseminated general education in such a way that countries “treated” with missions have greater average years of education per individual than “control” countries some 90 years later. This exogeneity allows me to use missions as an instrument to estimate the long-term effects of education. My database includes 80 countries distributed all over the Earth, with the exception of Europe and North America. My results corroborate the hypothesis for the effect of education, but not for the effect of income inequality. The evidence is robust to the inclusion of other variables traditionally assumed to be corruption determinants, and also the adding of extra instruments to control for selfselection concerns. I also investigate alternative causal explanations, such as that the Catholic missions had positive effects on education, or that missionaries affected corruption through inequality and democracy. None of them is corroborated.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Silva Cunha.pdf660,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons