Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38926

Compartilhe esta página

Título: Perfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube e desenvolvimento de uma plataforma de vídeos de acesso off-line para o ensino-aprendizado de química.
Autor(es): OLIVEIRA, Saulo França
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Recursos audiovisuais; Youtube (Recurso eletrônico)
Data do documento: 11-Ago-2014
Citação: OLIVEIRA, Saulo França. Perfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube e desenvolvimento de uma plataforma de vídeos de acesso off-line para o ensino-aprendizado de química. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A utilização de vídeos como ferramenta pedagógica pode contribuir significativamente para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem em virtude da criação de imagens mentais vividas e complexas. No ensino-aprendizado de Química essa abordagem é estratégica considerando que essa Ciência engloba um corpo de conceitos abstratos e de compreensão difícil. No entanto, apesar de haver uma ampla literatura que defende a inclusão dessas mídias digitais na prática pedagógica consta-se que muitos docentes na verdade caminham na contramão dessa tendência atual. De fato, não se constitui uma tarefa trivial pesquisar e selecionar mídias apropriadas e agrega-las à prática pedagógica, além da dificuldade de acessar esses recursos em regiões distantes dos grandes centros urbanos onde a velocidade de conexão à Internet ainda é lenta. Diante deste cenário e considerando ainda o fato de que o tempo depreendido na realização do planejamento didático é um fator crucial para o profissional da educação, a disponibilidade de um banco de dados que permita o acesso rápido aos redutos das mídias digitais contendo conteúdos específicos de Química poderá favorecer a inclusão ampla destes recursos na prática docente. Neste trabalho, foi traçado o perfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube direcionais para o ensino-aprendizado de Química e desenvolvida uma plataforma de acesso off-line contendo mídias que abrangem mais de 70% dos tópicos abordados no 1° e 2° ano do Ensino Médio. A avaliação do impacto local da utilização de vídeos como ferramenta didática no ensino-aprendizado de Química foi feita através de uma sequencia didática aplicada aos discentes matriculados no primeiro período do curso de Química-Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior no Agreste de Pernambuco. Os resultados sugerem forte envolvimento e favorecimento do desenvolvimento cognitivo dos discentes. Esse trabalho reveste-se de importância considerando que não há relatos na literatura científica sobre levantamento e perfil do conteúdo de mídias disponíveis no YouTube além das implicações significativas e facilitadoras para o desenvolvimento de praticas diferenciadas para o ensino-aprendizado de Química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38926
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Saulo França.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons