Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38926

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Saulo França-
dc.date.accessioned2020-12-18T02:27:12Z-
dc.date.available2020-12-18T02:27:12Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Saulo França. Perfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube e desenvolvimento de uma plataforma de vídeos de acesso off-line para o ensino-aprendizado de química. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38926-
dc.description.abstractA utilização de vídeos como ferramenta pedagógica pode contribuir significativamente para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem em virtude da criação de imagens mentais vividas e complexas. No ensino-aprendizado de Química essa abordagem é estratégica considerando que essa Ciência engloba um corpo de conceitos abstratos e de compreensão difícil. No entanto, apesar de haver uma ampla literatura que defende a inclusão dessas mídias digitais na prática pedagógica consta-se que muitos docentes na verdade caminham na contramão dessa tendência atual. De fato, não se constitui uma tarefa trivial pesquisar e selecionar mídias apropriadas e agrega-las à prática pedagógica, além da dificuldade de acessar esses recursos em regiões distantes dos grandes centros urbanos onde a velocidade de conexão à Internet ainda é lenta. Diante deste cenário e considerando ainda o fato de que o tempo depreendido na realização do planejamento didático é um fator crucial para o profissional da educação, a disponibilidade de um banco de dados que permita o acesso rápido aos redutos das mídias digitais contendo conteúdos específicos de Química poderá favorecer a inclusão ampla destes recursos na prática docente. Neste trabalho, foi traçado o perfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube direcionais para o ensino-aprendizado de Química e desenvolvida uma plataforma de acesso off-line contendo mídias que abrangem mais de 70% dos tópicos abordados no 1° e 2° ano do Ensino Médio. A avaliação do impacto local da utilização de vídeos como ferramenta didática no ensino-aprendizado de Química foi feita através de uma sequencia didática aplicada aos discentes matriculados no primeiro período do curso de Química-Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior no Agreste de Pernambuco. Os resultados sugerem forte envolvimento e favorecimento do desenvolvimento cognitivo dos discentes. Esse trabalho reveste-se de importância considerando que não há relatos na literatura científica sobre levantamento e perfil do conteúdo de mídias disponíveis no YouTube além das implicações significativas e facilitadoras para o desenvolvimento de praticas diferenciadas para o ensino-aprendizado de Química.pt_BR
dc.format.extent192p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.titlePerfil dos recursos em vídeo disponíveis no YouTube e desenvolvimento de uma plataforma de vídeos de acesso off-line para o ensino-aprendizado de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456291U5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809A0pt_BR
dc.description.abstractxThe use of video as a teaching tool can contribute significantly to the improvement of the teaching-learning process due to the creation of vivid and complex mental imagery. This approach is strategic for teaching and learning chemistry, considering that this science embodies a set of abstract concepts difficult to understand. However, despite a wide range of reports defending the inclusion of digital media in classroom, it is noted that, in practice, many teachers actually act against this current trend. In fact, to search and select appropriate media and to use it in pedagogical practice is not an easy task. Moreover, it is difficult to access the internet in low connection speed regions, far from big cities. Given this scenario and considering the fact that the time spent in educational planning is an important factor for education professionals, the availability of a database that allows quick access to digital media for Chemistry will promote their use in classroom. In this work, the video resources available in YouTube useful for teaching and learning Chemistry were evaluated. Also, it built a platform for offline access to media covering more than 70% of the topics in the 1st and 2nd year high school in Brazil. The assessment of the impact of the videos as a teaching tool was performed with first semester students majoring in Chemistry, namely, students from the “Curso de Química-Licenciatura” (a Bachelor of Arts Degree in Chemistry, which prepares chemistry teachers for secondary school). The results indicate enhancement in student involvement and cognitive development. A systematic study on the content of the chemistry videos in YouTube as well as an efficient, quick way to use them was missing. This work fulfills this need.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Saulo França.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons