Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878
Comparte esta pagina
Título : | A escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração. |
Autor : | TORRES, Chasnor Bruno dos Santos |
Palabras clave : | Ensino superior; Administração; Estudantes universitários; Satisfação |
Fecha de publicación : | 7-jul-2017 |
Citación : | TORRES, Chasnor Bruno dos Santos. A escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | O curso de Administração agrega o maior número de alunos matriculados no ensino superior no Brasil. Em um curso com dimensões tão grandes várias propostas procuram analisar aspectos envolvidos com a satisfação do discente. Esta pesquisa procura compreender se os estudantes de certa IFES que escolheram o curso de administração como primeira opção têm nível de satisfação superior em relação aqueles discentes que não escolheram o curso como primeira opção. A satisfação foi baseada na qualidade percebida e no serviço educacional prestado ao discente com base em três atributos: (1) IFES, (2) Estrutura da IFES e (3) Curso, de acordo com questionário elaborado por Mainardes e Domingues (2008) e respondido por 147 discentes matriculados, dos semestres 2011.1 à 2016.2. Após a coleta de dados, a amostra foi dividida em dois grandes grupos independentes e o tratamento dos dados se apoiou no teste de médias para amostras grandes e independentes, seguindo os procedimentos apontados por Larson e Farber (2010). Com a análise dos dados se verificou que não existem evidências suficientes para apoiar a afirmação de que os estudantes que escolheram o curso de Administração como primeira opção tem nível de satisfação superior aos que não escolheram e que a indiferença em relação a satisfação é o resultado a partir da amostra aleatoriamente selecionada no campus onde foi realizada a pesquisa. Os resultados podem ajudar aos Gestores da IFES na busca de melhorias e trazem profundidade e riqueza a linha de pesquisa e a investigação da hipótese aqui trabalhada. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TORRES, Chasnor Bruno dos Santos.pdf | 353,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons