Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorTORRES, Chasnor Bruno dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-03T23:20:09Z-
dc.date.available2020-12-03T23:20:09Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2020-12-03-
dc.identifier.citationTORRES, Chasnor Bruno dos Santos. A escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878-
dc.description.abstractO curso de Administração agrega o maior número de alunos matriculados no ensino superior no Brasil. Em um curso com dimensões tão grandes várias propostas procuram analisar aspectos envolvidos com a satisfação do discente. Esta pesquisa procura compreender se os estudantes de certa IFES que escolheram o curso de administração como primeira opção têm nível de satisfação superior em relação aqueles discentes que não escolheram o curso como primeira opção. A satisfação foi baseada na qualidade percebida e no serviço educacional prestado ao discente com base em três atributos: (1) IFES, (2) Estrutura da IFES e (3) Curso, de acordo com questionário elaborado por Mainardes e Domingues (2008) e respondido por 147 discentes matriculados, dos semestres 2011.1 à 2016.2. Após a coleta de dados, a amostra foi dividida em dois grandes grupos independentes e o tratamento dos dados se apoiou no teste de médias para amostras grandes e independentes, seguindo os procedimentos apontados por Larson e Farber (2010). Com a análise dos dados se verificou que não existem evidências suficientes para apoiar a afirmação de que os estudantes que escolheram o curso de Administração como primeira opção tem nível de satisfação superior aos que não escolheram e que a indiferença em relação a satisfação é o resultado a partir da amostra aleatoriamente selecionada no campus onde foi realizada a pesquisa. Os resultados podem ajudar aos Gestores da IFES na busca de melhorias e trazem profundidade e riqueza a linha de pesquisa e a investigação da hipótese aqui trabalhada.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.titleA escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8110391J5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8pt_BR
dc.description.abstractxThe Administration course brings together the largest number of students enrolled in highereducation in Brazil. In a course with such large dimensions several proposals seek to analyze aspects involved with student satisfaction. This research tries to understand if the students of certain IFES that chose the course of administration like first option have superior level of satisfaction with respect to those students who did not choose the course like first option. The satisfaction was based on the perceived quality and the educational service provided to the student based on three attributes: (1) IFES, (2) Structure of IFES and (3) Course, according to a questionnaire elaborated by Mainardes and Domingues (2008) and Answered by 147 students enrolled in the semesters 2011.1 to 2016.2. After the data collection, the sample was divided into two large independent groups and the data treatment was based on the test of averages for large and independent samples, following the procedures pointed out by Larson and Farber (2010). With the analysis of the data it was verified that there is insufficient evidence to support the affirmation that the students who chose the course of Administration as the first option have a higher level of satisfaction than those who did not choose and that the indifference towards satisfaction is the result of From the randomly selected sample at the campus where the research was conducted. The results can help the Managers of IFES in the search for improvements and bring depth and richness to the line of research and the investigation of the hypothesis elaborated.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TORRES, Chasnor Bruno dos Santos.pdf353,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons