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Título : No meio do caminho havia uma pedra : um estudo de caso sobre evasão no IFPE campus Cabo de Santo Agostinho
Autor : OLIVEIRA, Manoela Rodrigues de
Palabras clave : Política pública; Evasão escolar; Ensino profissional; Ensino profissional
Fecha de publicación : 6-jul-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Manoela Rodrigues de. No meio do caminho havia uma pedra: um estudo de caso sobre evasão no IFPE campus Cabo de Santo Agostinho. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre o fenômeno da evasão no Instituto Federal de Pernambuco campus Cabo de Santo Agostinho. Atualmente, o campus oferta cursos Técnicos, cursos de Qualificação Profissional, cursos Superiores e curso de PósGraduação. No entanto, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de identificar o índice de evasão nos cursos Técnicos, por terem sido os primeiros a serem implantados e os que possuem turmas concluídas. A pesquisa obteve como produto um plano de ação que possibilitará o aperfeiçoamento do Plano Estratégico de Superação da Evasão e Retenção do campus. O estudo justifica-se por contribuir como referencial teórico sobre a temática da evasão na Educação Profissional. A pesquisa adotou o método de análise quantitativo. Primeiro, trabalhamos com a estatística descritiva para analisar os índices de evasão por turma e por curso. Ao total foram analisadas 27 turmas, totalizando 902 alunos dos 4 cursos Técnicos oferecidos no campus entre os anos de 2014 e 2018: Técnico em Logística, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Hospedagem e Técnico em Cozinha. Trabalhamos com esse intervalo porque nos possibilitou investigar as turmas que possuíam ciclos concluídos. As informações para o levantamento dos dados quantitativos foram extraídas de documentos institucionais e do Sistema QAcadêmico utilizado na Instituição. O curso Técnico em Meio Ambiente apresentou o maior índice de evasão dentre os 4 cursos Técnicos analisados, o curso Técnico em Cozinha apresentou o menor índice. No total o campus obteve o índice de 46% de abandono escolar nas turmas analisadas. Todavia, identificamos que os Programas PIBIC e PIBEX apresentaram em torno de 7% de evasão, o que nos fez inferir que os Programas contribuíram para a redução da evasão no campus.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38820
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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