Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38820

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Manoela Rodrigues de-
dc.date.accessioned2020-11-30T17:57:03Z-
dc.date.available2020-11-30T17:57:03Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Manoela Rodrigues de. No meio do caminho havia uma pedra: um estudo de caso sobre evasão no IFPE campus Cabo de Santo Agostinho. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38820-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre o fenômeno da evasão no Instituto Federal de Pernambuco campus Cabo de Santo Agostinho. Atualmente, o campus oferta cursos Técnicos, cursos de Qualificação Profissional, cursos Superiores e curso de PósGraduação. No entanto, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de identificar o índice de evasão nos cursos Técnicos, por terem sido os primeiros a serem implantados e os que possuem turmas concluídas. A pesquisa obteve como produto um plano de ação que possibilitará o aperfeiçoamento do Plano Estratégico de Superação da Evasão e Retenção do campus. O estudo justifica-se por contribuir como referencial teórico sobre a temática da evasão na Educação Profissional. A pesquisa adotou o método de análise quantitativo. Primeiro, trabalhamos com a estatística descritiva para analisar os índices de evasão por turma e por curso. Ao total foram analisadas 27 turmas, totalizando 902 alunos dos 4 cursos Técnicos oferecidos no campus entre os anos de 2014 e 2018: Técnico em Logística, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Hospedagem e Técnico em Cozinha. Trabalhamos com esse intervalo porque nos possibilitou investigar as turmas que possuíam ciclos concluídos. As informações para o levantamento dos dados quantitativos foram extraídas de documentos institucionais e do Sistema QAcadêmico utilizado na Instituição. O curso Técnico em Meio Ambiente apresentou o maior índice de evasão dentre os 4 cursos Técnicos analisados, o curso Técnico em Cozinha apresentou o menor índice. No total o campus obteve o índice de 46% de abandono escolar nas turmas analisadas. Todavia, identificamos que os Programas PIBIC e PIBEX apresentaram em torno de 7% de evasão, o que nos fez inferir que os Programas contribuíram para a redução da evasão no campus.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.titleNo meio do caminho havia uma pedra : um estudo de caso sobre evasão no IFPE campus Cabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0615047654465430pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research shows the results of an investigation on the phenomenon of the evasion in the Federal Institute of Pernambuco, campus Cabo de Santo Agostinho. At presente the campus offers Technical courses, Professional Qualification courses, Technological courses and a Post Graduation course. However, a case study was made aiming to identify the evasion index among the Technical courses once they were the first ones to be implanted and the ones that have graduate groups. The research got as a product an action plan that will make possible the improvement of the Strategic Plan of Overcoming of the Evasion and Retention of students in the campus. The study is justified because it may contibute as a theoretical reference on the theme of evasion in the Professional Education. The research adopted the method of quantitative analysis. Firstly we worked with the descriptive statistics to analyze the evasion indexes in each group and course as well. In general, 27 groups totalizing 902 students of the 4 Technical courses offered by the campus between the years of 2014 and 2018 were analyzed: Tecnnical in Logistics, Environment, Hosting and Cooking. We worked using that interval because it helped us to investigating the groups that had completed cycles. Information for the quantitative data survey were extracted from institutional documments and the QAcademic System used in the Institution. The Technical course in Environment presented the highest evasion index among the 4 technical courses analyzed. The Technical course in Cooking presented the lowest one. The campus presented an index of 46% in relation to the educational evasion among the analyzed groups. However, it was identified that the PIBIC and PIBEX Programs showed around 7% of evasion, what made us infer that those programs contributed to reduce the evasion index in the campus.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manoela Rodrigues de Oliveira.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons