Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38792

Share on

Title: O emprego das mídias sociais pelas micro e pequenas empresas : um estudo de caso em Caruaru – PE.
Authors: SANTOS, Carlos Renan Gomes dos
Keywords: Pequenas e médias empresas; Redes sociais; Comércio eletrônico
Issue Date: 8-Dec-2017
Citation: SANTOS, Carlos Renan Gomes dos. O emprego das mídias sociais pelas micro e pequenas empresas: um estudo de caso em Caruaru – PE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Graças ao advento da tecnologia podemos nos comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo instantaneamente. Com base nisso, as grandes corporações se adiantaram e invadiram os espaços de convívio social virtuais, conhecidos como redes sociais. Esse trabalho tem como tema de estudo analisar a implantação e o uso dessas tecnologias pelas micro e pequenas empresas, para dessa forma fazer-se valer do poder de divulgação e captação que essas ferramentas possuem e dessa forma, diminuir as disparidades entre as grandes empresas e as pequenas no mercado. Para investigar essa realidade fez-se um estudo de caso nas organizações Casa da Pizza e na GD Quadros Decorativos, ambas situadas no município de Caruaru- PE, onde foi realizada entrevista semi-estruturada com os gestores e donos das empresas. Para embasar teoricamente o estudo, foi feita uma revisão literária sobre o uso das redes sociais nas organizações no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que apesar de ser uma tecnologia acessível, há algumas dificuldades encontradas para sua implantação, como a falta de conhecimento. Contatou-se organizações que buscam aperfeiçoamento nessas tecnologias e que enxergam o seu grande potencial de transformação, agregando mais valor e vantagem competitiva. Além do mais, as organizações investigadas estão demonstrando uma melhoria em seus processos e, consequentemente, em seus lucros com a adoção das redes sociais. Porém, o uso da ferramenta ainda não atingiu seu potencial pleno sendo limitada, como se verá, ao atendimento, mas, principalmente, a divulgação e propaganda. Isso reforça a relevância desse trabalho que buscará mostrar o panorama dessas empresas e seu comportamento diante desses novos desafios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38792
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Carlos Renan Gomes dos.pdf424,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons