Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38757

Compartilhe esta página

Título: A “atmosfera senhorial” no Museu do Estado de Pernambuco : um ensaio sobre a exposição de longa duração Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo
Autor(es): FRANÇA, Juliana Mesquita Zikan
Palavras-chave: Antropologia; Museologia; Museus – Exposições; Museu do Estado de Pernambuco
Data do documento: 4-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRANÇA, Juliana Mesquita Zikan. A “atmosfera senhorial” no Museu do Estado de Pernambuco: um ensaio sobre a exposição de longa duração Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este ensaio antropológico é resultado de uma reflexão crítica acerca das abordagens antropológicas e museológicas sobre os museus tradicionais, elegendo como objeto de investigação a exposição de longa duração Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo, do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). O ensaio, visou apresentar os processos de construção do discurso museológico, partindo da observação das narrativas expográficas e da experiência museal dos públicos que visitaram as exposições do Museu, compreendendo o museu como um fenômeno social. Os museus tradicionais apresentam-se como potentes espaços de inclusão, mas também de exclusão de memórias de grupos sociais. Observar a construção de narrativas realizadas pelas instituições museais de tipologias clássicas como o MEPE, apontaram para a percepção de discursos coloniais apresentados nos museus de países historicamente colonizados, onde aparecem inseridos em uma condição de “colonialismo interno” (CARDOSO DE OLIVEIRA, 2006), hierarquizando as formas e saberes. As exposições museológicas anunciaram-se como um terreno fértil para investigações antropológicas em um espaço social e museal onde são exibidas e definidas formas de interpretações sobre as culturas, atribuindo sentidos, significados e valores.
Descrição: LIMA, Antônio Carlos Motta de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MOTTA, Antônio
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38757
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Mesquita Zikan França.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons