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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38716

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Título: Avaliação do efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores do IFPE – Campus Recife
Autor(es): DIAS, Claudia de Holanda Barros
Palavras-chave: Política pública; Sistema monitorial de educação; Monitores; Desempenho
Data do documento: 1-Jul-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DIAS, Claudia de Holanda Barros. Avaliação do efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores do IFPE – Campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O estudo investigou o efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Recife. Por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa, buscou-se analisar a relação entre participação na Monitoria e desempenho acadêmico através da comparação do coeficiente obtido na média das disciplinas cursadas nos semestres antes e depois da participação no Programa. Para analisar esses dados utilizou-se o método de Diferenças em Diferenças; uma ferramenta muito utilizada na avaliação de impacto de uma política pública que permite isolar o efeito da variável de interesse (nota) através da comparação com um grupo de controle (candidatos não aprovados na seleção do Programa). Os resultados demonstraram que a relação causal entre Monitoria e desempenho acadêmico, embora tenha sido positiva, não gerou uma diferença estatisticamente significativa entre os alunos que participaram da Monitoria em 2018.1 em relação ao grupo de controle, considerando o p-valor usado na análise estatística. Todavia, tais resultados permitiram evidenciar a necessidade de monitoramento e de avaliação contínua do Programa, não apenas para identificar instrumentos que contribuam para melhorar o desempenho acadêmico dos monitores, mas que essas ações possibilitem verificar se os demais objetivos propostos no Programa estão sendo alcançados. Espera-se que esse estudo possa nortear o início de novas pesquisas, fornecendo subsídios para a reestruturação e aprimoramento de Programas de assistência estudantil no IFPE, em especial o de Monitoria.
Descrição: DIAS, Claudia de Holanda Barros, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BARROS, Claudia de Holanda ; SILVA, Mariana Batista da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BATISTA, Mariana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38716
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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