Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38716

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorDIAS, Claudia de Holanda Barros-
dc.date.accessioned2020-11-19T21:28:32Z-
dc.date.available2020-11-19T21:28:32Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.citationDIAS, Claudia de Holanda Barros. Avaliação do efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores do IFPE – Campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38716-
dc.descriptionDIAS, Claudia de Holanda Barros, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BARROS, Claudia de Holanda ; SILVA, Mariana Batista da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BATISTA, Marianapt_BR
dc.description.abstractO estudo investigou o efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Recife. Por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa, buscou-se analisar a relação entre participação na Monitoria e desempenho acadêmico através da comparação do coeficiente obtido na média das disciplinas cursadas nos semestres antes e depois da participação no Programa. Para analisar esses dados utilizou-se o método de Diferenças em Diferenças; uma ferramenta muito utilizada na avaliação de impacto de uma política pública que permite isolar o efeito da variável de interesse (nota) através da comparação com um grupo de controle (candidatos não aprovados na seleção do Programa). Os resultados demonstraram que a relação causal entre Monitoria e desempenho acadêmico, embora tenha sido positiva, não gerou uma diferença estatisticamente significativa entre os alunos que participaram da Monitoria em 2018.1 em relação ao grupo de controle, considerando o p-valor usado na análise estatística. Todavia, tais resultados permitiram evidenciar a necessidade de monitoramento e de avaliação contínua do Programa, não apenas para identificar instrumentos que contribuam para melhorar o desempenho acadêmico dos monitores, mas que essas ações possibilitem verificar se os demais objetivos propostos no Programa estão sendo alcançados. Espera-se que esse estudo possa nortear o início de novas pesquisas, fornecendo subsídios para a reestruturação e aprimoramento de Programas de assistência estudantil no IFPE, em especial o de Monitoria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSistema monitorial de educaçãopt_BR
dc.subjectMonitorespt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleAvaliação do efeito do Programa de Monitoria no desempenho acadêmico dos monitores do IFPE – Campus Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0899718309081922pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe study investigated the effect of the Monitoring Program on the academic performance of monitors at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE, Campus Recife. Through descriptive and explanatory research, with a quantitative approach, it sought to analyze the relationship between participation in Monitoring and academic performance by comparing the coefficient obtained on the average of the subjects taken in the semesters before and after participation in the Program. To analyze these data, the Differences in Differences method was used; a tool widely used in the impact assessment of a public policy that allows isolating the effect of the variable of interest (grade) through comparison with a control group (candidates not approved in the selection of the Program). The results showed that the causal relationship between Monitoring and academic performance, although it was positive, did not generate a statistically significant difference between the students who participated in Monitoring in 2018.1 in relation to the control group, considering the p-value used in the statistical analysis. However, these results made it possible to highlight the need for continuous monitoring and evaluation of the Program, not only to identify instruments that contribute to improve the academic performance of the monitors, but that these actions make it possible to verify whether the other objectives proposed in the Program are being achieved. It is hoped that this study can guide the beginning of new research, providing subsidies for the restructuring and improvement of Student Assistance Programs at IFPE, especially the one for Monitoring..pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Claudia de Holanda Barros Dias.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons