Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38692

Share on

Title: A relação entre ferramentas de endomarketing e reconhecimento: um estudo do corpo de bombeiros em Recife-PE.
Authors: LIMA, Raniere de França
Keywords: Pernambuco. Corpo de Bombeiros; Marketing
Issue Date: 24-Jul-2017
Citation: LIMA, Raniere de França. A relação entre ferramentas de endomarketing e reconhecimento: um estudo do corpo de bombeiros em Recife-PE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: As organizações públicas, principalmente as militares, têm normas, rotinas, interesses e missão, muito distintas das organizações que trabalham sob as diretrizes do mercado, mas o endomarketing torna-se muito aplicável também nesses tipos de organização. Assim, determinou-se como objetivo entender como as ferramentas de endomarketing contribuem com o reconhecimento dos servidores no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Quanto ao método empregado o enfoque é o quantitativo, pois buscou-se a quantificação possível de variáveis preditivas e de resposta, por meio de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados apontaram como ferramentas de endomarketing mais eficientes do CBMPE o uso dos uniformes e acessórios com a logomarca, e também a utilização da intranet, ferramentas que devem ser preservadas, e demonstrou que a prática de teleconferência é a ferramenta menos eficaz. As principais conclusões estão relacionadas ao baixo uso das ferramentas que facilitariam o acesso do servidor aos líderes do CBMPE, pois as ferramentas poderiam ajudar a alcançar os objetivos propostos de forma mais efetiva, e melhorar as atribuições dos servidores para o mesmo propósito, fato que não está claro para a maioria dos pesquisados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38692
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, Raniere de França.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons