Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38692

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNOVAIS, Sueli Menelau de-
dc.contributor.authorLIMA, Raniere de França-
dc.date.accessioned2020-11-18T22:32:12Z-
dc.date.available2020-11-18T22:32:12Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2020-11-18-
dc.identifier.citationLIMA, Raniere de França. A relação entre ferramentas de endomarketing e reconhecimento: um estudo do corpo de bombeiros em Recife-PE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38692-
dc.description.abstractAs organizações públicas, principalmente as militares, têm normas, rotinas, interesses e missão, muito distintas das organizações que trabalham sob as diretrizes do mercado, mas o endomarketing torna-se muito aplicável também nesses tipos de organização. Assim, determinou-se como objetivo entender como as ferramentas de endomarketing contribuem com o reconhecimento dos servidores no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Quanto ao método empregado o enfoque é o quantitativo, pois buscou-se a quantificação possível de variáveis preditivas e de resposta, por meio de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados apontaram como ferramentas de endomarketing mais eficientes do CBMPE o uso dos uniformes e acessórios com a logomarca, e também a utilização da intranet, ferramentas que devem ser preservadas, e demonstrou que a prática de teleconferência é a ferramenta menos eficaz. As principais conclusões estão relacionadas ao baixo uso das ferramentas que facilitariam o acesso do servidor aos líderes do CBMPE, pois as ferramentas poderiam ajudar a alcançar os objetivos propostos de forma mais efetiva, e melhorar as atribuições dos servidores para o mesmo propósito, fato que não está claro para a maioria dos pesquisados.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco. Corpo de Bombeirospt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA relação entre ferramentas de endomarketing e reconhecimento: um estudo do corpo de bombeiros em Recife-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234080A4pt_BR
dc.description.abstractxPublic organizations, especially the military, have rules, routines, very distinct interests and mission of the organizations working under the guidance of the market, but the internal marketing becomes very applicable also in these types of organizations. Thus, the objective was to understand how the internal marketing tools contribute to the recognition of the servers of the Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). As for the method employed is the quantitative approach, as it sought to quantify possible predictive and responsevariables, by means of a structured questionnaire. Data were analyzed through descriptive statistics. The results showed how internal marketing more efficient tools of the CBMPE use of uniforms and accessories with the logo, and also the use of the intranet, tools that should be preserved, and demonstrated that the practice of teleconference is a less effective tool.The main conclusions are related to the low use of tools that facilitate the access of the server to leaders of CBMPE, because the tools could help achieve the proposed objectives more effectively, and improve the assignments of the servers for the same purpose, which is not clear to most searched.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Raniere de França.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons