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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38680
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Título: | Professores-gestores na interiorização do ensino federal em Pernambuco: o que é possível dizer sobre as práticas dos diretores de centros acadêmicos em solo agrestino? |
Autor(es): | FERREIRA, Allan de Andrade |
Palavras-chave: | Universidades e faculdades públicas - Caruaru (PE); Ensino superior - Administração; Administradores de universidades; Professores universitários; Administração pública - Avaliação |
Data do documento: | 11-Ago-2017 |
Citação: | FERREIRA, Allan de Andrade. Professores-gestores na interiorização do ensino federal em Pernambuco: o que é possível dizer sobre as práticas dos diretores de centros acadêmicos em solo agrestino? Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O objetivo do trabalho consiste em demonstrar os principais dilemas, dificuldades e condicionantes da ação dos professores-gestores em instituições federais de ensino localizadas no Agreste pernambucano. Para tanto, foram recuperados aspectos característicos da região, o processo de interiorização da educação federal no país, bem como a teoria disposicionalista da ação tendo em vista contextualizar e apoiar a tessitura argumentativa. Situado nos estudos sobre administração universitária, o trabalho tenta demarcar dificuldades significativas em que professores passam ao assumir cargos de gestão (para os quais não possuem uma preparação formal direcionada à nova atividade). As análises sobre o tema ainda são escassas e se trata de um campo de estudos emergente na academia. Justapondo procedimentos metodológicos distintos (observações preliminares de inspiração etnográfica e entrevistas semiestruturadas), a elaboração e a análise de resultados se pautou num processo de “aproximações sucessivas”, buscando aproximar os discursos, por tentativa e erro, em uma configuração que melhor pudesse formar uma compreensão justificada da realidade. A análise foi estruturada em função de quatro eixos, quais sejam: (1) histórias de vida e trajetória profissional, (2) práticas institucionais, (3) principais dificuldades e dilemas e (4) comparativo da posição do gestor em relação a gestões anteriores e a outros centros. Ao final do trabalho, observou-se que sob a perspectiva institucional os maiores problemas são as tensões entre autonomia e centralização organizacional. Essas tensões têm como principal apaziguador o diálogo intenso precedendo as decisões mais importantes. Já sob o enfoque pessoal, a falta de formação específica em gestão de instituições de ensino foi considerado recorrentemente o principal problema para melhor desenvolver as atividades. Mais adiante, realizou-se algumas considerações a respeito do contexto de ação e alguns direcionamentos possíveis para os gestores em face dos dilemas encontrados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38680 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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