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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38680
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SÁ, Márcio Gomes de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Allan de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T17:40:34Z | - |
dc.date.available | 2020-11-17T17:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-17 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Allan de Andrade. Professores-gestores na interiorização do ensino federal em Pernambuco: o que é possível dizer sobre as práticas dos diretores de centros acadêmicos em solo agrestino? Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38680 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho consiste em demonstrar os principais dilemas, dificuldades e condicionantes da ação dos professores-gestores em instituições federais de ensino localizadas no Agreste pernambucano. Para tanto, foram recuperados aspectos característicos da região, o processo de interiorização da educação federal no país, bem como a teoria disposicionalista da ação tendo em vista contextualizar e apoiar a tessitura argumentativa. Situado nos estudos sobre administração universitária, o trabalho tenta demarcar dificuldades significativas em que professores passam ao assumir cargos de gestão (para os quais não possuem uma preparação formal direcionada à nova atividade). As análises sobre o tema ainda são escassas e se trata de um campo de estudos emergente na academia. Justapondo procedimentos metodológicos distintos (observações preliminares de inspiração etnográfica e entrevistas semiestruturadas), a elaboração e a análise de resultados se pautou num processo de “aproximações sucessivas”, buscando aproximar os discursos, por tentativa e erro, em uma configuração que melhor pudesse formar uma compreensão justificada da realidade. A análise foi estruturada em função de quatro eixos, quais sejam: (1) histórias de vida e trajetória profissional, (2) práticas institucionais, (3) principais dificuldades e dilemas e (4) comparativo da posição do gestor em relação a gestões anteriores e a outros centros. Ao final do trabalho, observou-se que sob a perspectiva institucional os maiores problemas são as tensões entre autonomia e centralização organizacional. Essas tensões têm como principal apaziguador o diálogo intenso precedendo as decisões mais importantes. Já sob o enfoque pessoal, a falta de formação específica em gestão de instituições de ensino foi considerado recorrentemente o principal problema para melhor desenvolver as atividades. Mais adiante, realizou-se algumas considerações a respeito do contexto de ação e alguns direcionamentos possíveis para os gestores em face dos dilemas encontrados. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Administração | pt_BR |
dc.subject | Administradores de universidades | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Administração pública - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Professores-gestores na interiorização do ensino federal em Pernambuco: o que é possível dizer sobre as práticas dos diretores de centros acadêmicos em solo agrestino? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4324697T6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736407A0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this work is to demonstrate the main dilemas, difficulties and constraints of teacher-manager action in federal teaching institutions located in Agreste, Pernambuco. In order to do so, we have recovered characteristic aspects of the region, the process of internalization of federal education in the country, as well as the dispositional theory of action in order to contextualize and supporting argumentative sewing. In the studies on university administration, the work tries to point out significant difficulties in which teachers pass to assume management positions (for which they do not have a formal preparation directed to the new activity). The analyzes on the subject are still scarce and it is an emerging field of studies in the academy. By striking out different methodological procedures (preliminary observations of ethnographic inspiration and semi-structured interviews), the elaboration and analysis of results was based on a process of "successive approximations", trying to approximate the discourses, by trial and error, in a configuration that could best form a Justified understanding of reality. The analysis was structured according to four axes, namely: (1) life histories and professional trajectory, (2) institutional practices, (3) main difficulties and dilemmas, and (4) comparative of manager's position in relation to previous management And other centers. At the end of the study, it was observed that from the institutional perspective the greatest problems are the tensions between autonomy and organizational centralization. These tensions have as their main reliever the intense dialogue preceding the most important decisions. Already under the personal focus, the lack of specific training in management of educational institutions was repeatedly considered the main problem to better develop the activities. Further, some considerations were made regarding the context of action and some possible directions for managers in the face of the dilemmas encountered. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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