Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38654

Compartilhe esta página

Título: Construção e validação do jogo da memória para a promoção do autocuidado de idosos ao HIV/Aids à luz da Teoria de Dorotheia Orem
Autor(es): MEDEIROS, Eduarda Gayoso Meira Suassuna de
Palavras-chave: HIV; Aids; Idoso; Autocuidado; Educação em Saúde
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Eduarda Gayoso Meira Suassuna de. Construção e validação do jogo da memória para a promoção do autocuidado de idosos ao HIV/Aids à luz da Teoria de Dorotheia Orem. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com 11 idosos matriculados na Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de informática para Smartphone com idade de 63 a 79 anos. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma tecnologia educacional com o protagonismo dos idosos a luz da teoria de Dorothea Orem para o autocuidado ao HIV/Aids. Investigar o déficit do conhecimento dos idosos através de grupo focal foi determinante para a construção do jogo da memória tecnologia escolhida por eles, pois além de se instruir quanto a temática do HIV/Aids estão trabalhando com o cognitivo pois o esquecimento é uma das grandes queixas dessa população. A investigação se deu através de quatro encontros para a realização dos grupos focais que consistiu na identificação do conhecimento, ao HIV/Aids. Foi observado o déficit de conhecimento sobre a temática embora eles tivessem um bom nível instrucional. Falar do HIV/Aids para a população idosa não é fácil pois vem de uma geração de tabus e preconceitos. Percebe-se então a importância de elaborar, juntamente com os idosos, uma tecnologia educacional voltada para o autocuidado, acreditando que esta propicie mudanças de comportamento nesta população. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, cujas etapas constituíram-se em: desenvolvimento e execução do grupo focal para a construção da tecnologia Educacional e a validação do jogo da memória baseado no modelo teórico de Pasquali. Foram constatadas recomendações por parte dos juízes em itens do conteúdo, relevância e linguagem verbal, estes foram analisados e modificados conforme sugestões. Os referidos valores, foram, IVC= 0,84 para o conteúdo, IVC = 0,89 para relevância e IVC= 0,62 para linguagem verbal. O Jogo da Memória – Autocuidado ao Idoso ao HIV/Aids, mostrou-se efetivo e objetivo para a promoção do autocuidado ao HIV/Aids à população idosa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38654
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduarda Gayoso Meira Suassuna de Medeiros.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons