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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38654

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Eduarda Gayoso Meira Suassuna de-
dc.date.accessioned2020-11-16T15:50:25Z-
dc.date.available2020-11-16T15:50:25Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Eduarda Gayoso Meira Suassuna de. Construção e validação do jogo da memória para a promoção do autocuidado de idosos ao HIV/Aids à luz da Teoria de Dorotheia Orem. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38654-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma pesquisa realizada com 11 idosos matriculados na Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de informática para Smartphone com idade de 63 a 79 anos. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma tecnologia educacional com o protagonismo dos idosos a luz da teoria de Dorothea Orem para o autocuidado ao HIV/Aids. Investigar o déficit do conhecimento dos idosos através de grupo focal foi determinante para a construção do jogo da memória tecnologia escolhida por eles, pois além de se instruir quanto a temática do HIV/Aids estão trabalhando com o cognitivo pois o esquecimento é uma das grandes queixas dessa população. A investigação se deu através de quatro encontros para a realização dos grupos focais que consistiu na identificação do conhecimento, ao HIV/Aids. Foi observado o déficit de conhecimento sobre a temática embora eles tivessem um bom nível instrucional. Falar do HIV/Aids para a população idosa não é fácil pois vem de uma geração de tabus e preconceitos. Percebe-se então a importância de elaborar, juntamente com os idosos, uma tecnologia educacional voltada para o autocuidado, acreditando que esta propicie mudanças de comportamento nesta população. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, cujas etapas constituíram-se em: desenvolvimento e execução do grupo focal para a construção da tecnologia Educacional e a validação do jogo da memória baseado no modelo teórico de Pasquali. Foram constatadas recomendações por parte dos juízes em itens do conteúdo, relevância e linguagem verbal, estes foram analisados e modificados conforme sugestões. Os referidos valores, foram, IVC= 0,84 para o conteúdo, IVC = 0,89 para relevância e IVC= 0,62 para linguagem verbal. O Jogo da Memória – Autocuidado ao Idoso ao HIV/Aids, mostrou-se efetivo e objetivo para a promoção do autocuidado ao HIV/Aids à população idosa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectAidspt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleConstrução e validação do jogo da memória para a promoção do autocuidado de idosos ao HIV/Aids à luz da Teoria de Dorotheia Orempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0825316489262947pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThis study consists of research carried out with 11 elderly people enrolled at the Open University of the Third Age at the Federal University of Pernambuco of the course of computer science for Smartphone aged between 63 to 79 years old. This study aimed to build and validate an educational technology with a leading role for the elderly, based on Dorothea Orem's theory for HIV / AIDS self-care. Investigate or defend the knowledge of the elderly through the focus group that was determined to build a memory game chosen by them, because in addition to instructing on the theme of HIV / AIDS, they are working with the cognitive as forgetfulness is one of the major complaints of this population. An investigation was carried out through four meetings for the realization of focus groups that consisted of the identification of knowledge, about HIV / AIDS. There was a lack of knowledge on the subject, although they had a good level of education. Talking about HIV / AIDS to an elderly population is not easy, as there is a generation of taboos and prejudices. It is then perceived the importance of elaborating, together with the elderly, an educational technology aimed at self-care, believing that this change in behavior in this activity is propitious. It is a methodological study with a quantitative approach, these steps are constituted by the development and execution of a focus group for the construction of Educational technology and validation of the memory game based on Pasquali's theoretical model. Requests by the judges were found in items of content, relevance, and verbal language, these were analyzed and modified according to the suggestions. Valid values were, CVI = 0.84 for content, CVI = 0.89 for relevance and CVI = 0.62 for verbal language. The Memory Game - Self-Care for the Elderly about HIV / AIDS, proved to be effective and objective for the promotion of self-care for HIV / AIDS in the elderly population.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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