Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621

Comparte esta pagina

Título : Compreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritmética
Autor : MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias
Palabras clave : Aritmética; Estatística matemática; Matemática (Ensino Médio)
Fecha de publicación : 4-jun-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias. Compreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritmética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : O presente estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Tem como base teórica os campos conceituais desenvolvidos por Gerárd Vergnaud. Participaram desta pesquisa 231 alunos oriundos de três cidades e cinco escolas públicas que fazem parte da Gerência Regional de Educação – Mata Centro (GRE- Mata Centro) – Secretaria de Educação de Pernambuco. Os estudantes responderam individualmente a um instrumento diagnóstico composto por cinco questões que consideraram os diferentes significados e propriedades que sustentam o conceito de média aritmética. A análise dos dados se deu por categorizações das estratégias implementadas pelos estudantes, organizadas e comparadas por meio de um programa estatístico. Os dados deste estudo demonstram um desempenho abaixo do desejado para estudantes concluintes do Ensino Médio. Observou-se que nenhum dos sujeitos respondeu corretamente a todas às questões do instrumento diagnóstico. A média aritmética da quantidade de acertos foi de 2,23 pontos quando poderiam ser alcançados 7 pontos. Na resolução das questões, os estudantes se detêm em procedimentos de cálculo e não realizam uma análise crítica e reflexiva do que as questões propõem. Quando analisamos as propriedades e significados da média aritmética, percebemos que em algumas situações as propriedades influenciam mais que os significados no nível de desempenho dos estudantes. Evidenciamos a importância da abordagem dos diferentes significados e propriedades na compreensão do conceito de média aritmética e acreditamos que há possibilidades didáticas possíveis para o ensino e aprendizagem da média aritmética nas escolas e, de forma mais ampla, para o letramento estatístico dos estudantes. Com os resultados deste estudo reforçamos a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores no campo da Educação Estatística.
Descripción : MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias​, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ​FARIAS, Plínio Rubens de
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Plínio Rubens de Farias Marcolino.pdf2,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons