Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorMARCOLINO, Plínio Rubens de Farias-
dc.date.accessioned2020-11-12T19:17:57Z-
dc.date.available2020-11-12T19:17:57Z-
dc.date.issued2020-06-04-
dc.identifier.citationMARCOLINO, Plínio Rubens de Farias. Compreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritmética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621-
dc.descriptionMARCOLINO, Plínio Rubens de Farias​, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ​FARIAS, Plínio Rubens dept_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Tem como base teórica os campos conceituais desenvolvidos por Gerárd Vergnaud. Participaram desta pesquisa 231 alunos oriundos de três cidades e cinco escolas públicas que fazem parte da Gerência Regional de Educação – Mata Centro (GRE- Mata Centro) – Secretaria de Educação de Pernambuco. Os estudantes responderam individualmente a um instrumento diagnóstico composto por cinco questões que consideraram os diferentes significados e propriedades que sustentam o conceito de média aritmética. A análise dos dados se deu por categorizações das estratégias implementadas pelos estudantes, organizadas e comparadas por meio de um programa estatístico. Os dados deste estudo demonstram um desempenho abaixo do desejado para estudantes concluintes do Ensino Médio. Observou-se que nenhum dos sujeitos respondeu corretamente a todas às questões do instrumento diagnóstico. A média aritmética da quantidade de acertos foi de 2,23 pontos quando poderiam ser alcançados 7 pontos. Na resolução das questões, os estudantes se detêm em procedimentos de cálculo e não realizam uma análise crítica e reflexiva do que as questões propõem. Quando analisamos as propriedades e significados da média aritmética, percebemos que em algumas situações as propriedades influenciam mais que os significados no nível de desempenho dos estudantes. Evidenciamos a importância da abordagem dos diferentes significados e propriedades na compreensão do conceito de média aritmética e acreditamos que há possibilidades didáticas possíveis para o ensino e aprendizagem da média aritmética nas escolas e, de forma mais ampla, para o letramento estatístico dos estudantes. Com os resultados deste estudo reforçamos a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores no campo da Educação Estatística.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio)pt_BR
dc.titleCompreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritméticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0232826749479153pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated how the concept of ‘arithmetic mean’ is understood by students in the third year of high school. This study has as a theoretical basis the conceptual fields developed by Gerárd Vergnaud. A total of 231 students participated in this research from three cities and five public schools that are part of the Regional Education Management - Mata Centro (Gerência Regional de Educação - Mata Centro) - Pernambuco Department of Education. The students responded individually to a diagnostic instrument composed of five questions, which considered the different meanings and properties that support the concept of ‘arithmetic mean’. Data analysis was carried out by categorizing the strategies implemented by the students. These strategies were then organized and compared using a statistical program. The data in this study demonstrated that the participants in the study had a performance that was below the desired level for high school graduates. It is noteworthy that none of the subjects answered all questions correctly in the diagnostic instrument. The ‘arithmetic mean’ of the number of correct answers was 2.23 points when 7 points could be achieved. In solving the questions, students stopped at calculation procedures and did not carry out a critical and reflective analysis of what the questions proposed. When we analyze the properties and meanings of the ‘arithmetic mean’ we realize the students' performance level is influenced more by the properties of the mean than its meaning. In this study we highlight the importance of addressing the different meanings and properties in understanding the concept of ‘arithmetic mean’, and we believe that there are possible didactic possibilities for teaching and learning ‘arithmetic mean’ in schools, and more broadly, for students' statistical literacy. With the results of this study, we reinforce the discussion on the initial and continuing education of teachers in the field of Statistical Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Plínio Rubens de Farias Marcolino.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons