Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38507

Compartilhe esta página

Título: A política de cotas em análise : a competitividade e a compensação pelo sistema de cotas no IFPE
Autor(es): LEITE FILHO, João Bosco de Vasconcelos
Palavras-chave: Política pública; Programas de ação afirmativa na educação; Política de cotas – Avaliação; Instituto Federal de Pernambuco
Data do documento: 10-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEITE FILHO, João Bosco de Vasconcelos. A política de cotas em análise: a competitividade e a compensação pelo sistema de cotas no IFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O estudo trata da avaliação dos impactos da política de cotas. O objetivo do trabalho é identificar como a alteração na competitividade afeta a compensação do sistema de cotas nos cursos ofertados pelo IFPE. A hipótese do trabalho é que sendo maior a competitividade, menor será a compensação do sistema de cotas, tomando-se como variável independente a competitividade e como variável dependente a compensação do sistema de cotas. Para realizar a análise foram obtidos dados diretamente no site da instituição e mediante formalização de processo administrativo. O trabalho permite uma descrição de como se caracteriza a competitividade e a compensação do sistema de cotas. O estudo permitiu a apresentação de produto final à instituição em que a pesquisa foi realizada contendo recomendações sobre as possíveis distorções e apontando caminhos de solução. Sobre a competitividade foi constatado que os comportamentos variam de acordo com as modalidades de ensino e as categorias de cotas. Com a análise do sistema de compensação instituído pelas categorias de cotas foi evidenciado que em 32,24% de todas as entradas de cotistas aprovados não houve compensação posto que as notas de corte dos cotistas foi superior em relação as notas dos não cotistas. Foi possível identificar que só houve correlação estatisticamente significativa entre competitividade e a compensação quando analisados todos os candidatos e na modalidade subsequente, sendo as duas correlações significativas negativas e consideradas fracas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38507
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Bosco de Vasconcelos Leite Filho.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons