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Título : Os professores de Filosofia e os desafios do ensino de Filosofia no ensino médio sob a perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard
Autor : SILVA, Nilton Guimarães da
Palabras clave : Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Filosofia (Ensino médio); Epistemologia; Pedagogia; Bachelard, Gaston, 1884-1962
Fecha de publicación : 27-sep-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Nilton Guimarães da. Os professores de Filosofia e os desafios do ensino de Filosofia no ensino médio sob a perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O presente trabalho realiza uma pesquisa sobre os desafios pedagógicos e epistemológicos presentes na sala de aula no processo de ensino – aprendizagem na atividade de ensino de filosofia de professores do Ensino Médio. Para isso, nos valemos da epistemologia de Gaston Bachelard (1884-1962) como referencial teórico para uma compreensão e análise do problema. Bachelard desenvolveu em obras uma vasta compreensão conceitual, partindo da crítica aos modelos de ensino conteudistas e substancialistas, fazendo enxergar que, além dos erros pedagógicos do ensino das ciências e da filosofia, há possibilidades de construção do conhecimento fora desse modelo arcaico e vazio. Por meio de uma pedagogia que vai além do erro encontra-se o sentido, ou seja, do movimento dialógico que vai da falta de sentido no conceito chega-se ao eixo de uma razão objetiva em permanente construção. A contribuição de Bachelard é relevante porque oferece um itinerário de desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico e filosófico aberto e crítico em si mesmo, partindo da experiência do enfrentamento dos problemas e da solução dos mesmos. Os sujeitos que ensinam e que aprendem fazem um só itinerário, tanto de objetar quanto de superar os problemas do conhecimento no contexto do cotidiano escolar. Esta é a contribuição de Gaston Bachelard para a educação, considerando que a mesma sendo formal deve partir de bases mais sólidas, desconstruindo as generalizações prematuras retificando ideias resultando em um esforço contínuo de conhecer de maneira crítica e permanente. A pesquisa tem como objeto de estudo os desafios que o professor de filosofia experiência na sala de aula. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação por meio de uma entrevista estruturada de natureza autobiográfica. O roteiro de perguntas da entrevista permitiu que os professores apresentassem dados que manifestam os maiores problemas que encontram no exercício da docência. A realidade do Ensino de Filosofia na sala de aula se apresenta complexa. A leitura e análise do discurso proporcionaram um encontro com as questões levantadas por Bachelard na crítica ao ensino das ciências com os desafios da prática docente de hoje. Ensinar e aprender, desenvolver conhecimentos, promover o gosto pelo conhecimento filosófico, é uma tarefa que exige paixão, imaginação criativa e busca constante de superação dos limites que se impõem nas estruturas do ensino e das instituições.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38470
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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