Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38470
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Nélio Vieira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nilton Guimarães da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-03T16:02:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-03T16:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nilton Guimarães da. Os professores de Filosofia e os desafios do ensino de Filosofia no ensino médio sob a perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38470 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho realiza uma pesquisa sobre os desafios pedagógicos e epistemológicos presentes na sala de aula no processo de ensino – aprendizagem na atividade de ensino de filosofia de professores do Ensino Médio. Para isso, nos valemos da epistemologia de Gaston Bachelard (1884-1962) como referencial teórico para uma compreensão e análise do problema. Bachelard desenvolveu em obras uma vasta compreensão conceitual, partindo da crítica aos modelos de ensino conteudistas e substancialistas, fazendo enxergar que, além dos erros pedagógicos do ensino das ciências e da filosofia, há possibilidades de construção do conhecimento fora desse modelo arcaico e vazio. Por meio de uma pedagogia que vai além do erro encontra-se o sentido, ou seja, do movimento dialógico que vai da falta de sentido no conceito chega-se ao eixo de uma razão objetiva em permanente construção. A contribuição de Bachelard é relevante porque oferece um itinerário de desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico e filosófico aberto e crítico em si mesmo, partindo da experiência do enfrentamento dos problemas e da solução dos mesmos. Os sujeitos que ensinam e que aprendem fazem um só itinerário, tanto de objetar quanto de superar os problemas do conhecimento no contexto do cotidiano escolar. Esta é a contribuição de Gaston Bachelard para a educação, considerando que a mesma sendo formal deve partir de bases mais sólidas, desconstruindo as generalizações prematuras retificando ideias resultando em um esforço contínuo de conhecer de maneira crítica e permanente. A pesquisa tem como objeto de estudo os desafios que o professor de filosofia experiência na sala de aula. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação por meio de uma entrevista estruturada de natureza autobiográfica. O roteiro de perguntas da entrevista permitiu que os professores apresentassem dados que manifestam os maiores problemas que encontram no exercício da docência. A realidade do Ensino de Filosofia na sala de aula se apresenta complexa. A leitura e análise do discurso proporcionaram um encontro com as questões levantadas por Bachelard na crítica ao ensino das ciências com os desafios da prática docente de hoje. Ensinar e aprender, desenvolver conhecimentos, promover o gosto pelo conhecimento filosófico, é uma tarefa que exige paixão, imaginação criativa e busca constante de superação dos limites que se impõem nas estruturas do ensino e das instituições. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Bachelard, Gaston, 1884-1962 | pt_BR |
dc.title | Os professores de Filosofia e os desafios do ensino de Filosofia no ensino médio sob a perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8961773400996058 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper proposes to carry out a research about the pedagogical and epistemological challenges present in the classroom in the teaching - learning process in the context of the teaching activity of high school teachers of philosophy. For this, in the values of the epistemology of Gaston Bachelard (1884-1962), as a theoretical reference for an understanding and analysis of problems. Bachelard developed in works a broad conceptual understanding, starting from the critique of the contentist and substantialist teaching models, seeing that beyond the pedagogical errors of the teaching of science and philosophy, there are possibilities of knowledge construction out of this archaic and empty model. Through a pedagogy that goes beyond error, the meaning is found by the dialogical movement that goes from the meaninglessness in the concept that closes to the axis of a permanent objective reason in construction. Bachelard's contribution is relevant because it offers an itinerary of development of the taste for open and critical scientific and philosophical knowledge in itself, starting from the experience of facing problems and their solutions. The subjects who teach and learn make a single itinerary, both to object and to overcome the problems of knowledge in the context of daily school life. The research has as its object the challenges that the philosophy teacher experiences in the classroom. The methodology used was action research through a structured interview of autobiographical nature. The interview question script allowed teachers to present data that manifests the biggest problems that occur in teaching. The reality of teaching philosophy in the classroom is complex. The reading and analysis of the discourse provided an encounter with questions raised by Bachelard in the critique to teaching science with the challenges of today's teaching practice. Teaching and learning, developing knowledge, promoting or liking philosophical knowledge is a task that requires passion, creative imagination and constant search to overcome the limits that are imposed to the teaching structures and institutions. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nilton Guimarães da Silva.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons