Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38410

Compartilhe esta página

Título: O processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional : o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Autor(es): PIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães
Palavras-chave: Ciência Política; Alta Gestão; Internacionalização; Percepção
Data do documento: 16-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães. O processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos membros da alta gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE) sobre a importância da internacionalização na instituição. A hipótese apresentada buscou sustentar que formações acadêmicas no exterior, desenvolvimento de projetos e/ou programas em rede (cooperação internacional) e domínio de uma língua estrangeira contribuem positivamente na percepção do gestor acerca da importância da internacionalização. A pesquisa trata de um estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semiestruturada. Para a organização e tratamento dos dados foi considerada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados da análise documental afirmam que embora o IFPE tenha avançado em seu processo de internacionalização, a falta de normativas ainda é um entrave ao desenvolvimento de ações na área. Os resultados das entrevistas semiestruturadas revelam que na percepção dos gestores, internacionalizar uma instituição de ensino é importante visto que oportuniza a troca de conhecimento, atende às demandas da globalização e fortalece as atividades finalísticas, embora a hipótese levantada não tenha sido de todo confirmada, em função da pouca experiência internacional dos gestores, assim como o pouco domínio de uma língua estrangeira. Ainda na ótica dos gestores entrevistados, a mobilidade é a ação de maior destaque. Este trabalho tem o potencial de fornecer subsídios para o re(planejamento) de ações voltados ao fortalecimento da dimensão internacional no âmbito do IFPE, em atendimento às políticas públicas pensadas para a RFEPCT.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38410
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jussara de Freitas Magalhães Pimentel.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons