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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães-
dc.date.accessioned2020-10-22T18:31:38Z-
dc.date.available2020-10-22T18:31:38Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães. O processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38410-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar a percepção dos membros da alta gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE) sobre a importância da internacionalização na instituição. A hipótese apresentada buscou sustentar que formações acadêmicas no exterior, desenvolvimento de projetos e/ou programas em rede (cooperação internacional) e domínio de uma língua estrangeira contribuem positivamente na percepção do gestor acerca da importância da internacionalização. A pesquisa trata de um estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semiestruturada. Para a organização e tratamento dos dados foi considerada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados da análise documental afirmam que embora o IFPE tenha avançado em seu processo de internacionalização, a falta de normativas ainda é um entrave ao desenvolvimento de ações na área. Os resultados das entrevistas semiestruturadas revelam que na percepção dos gestores, internacionalizar uma instituição de ensino é importante visto que oportuniza a troca de conhecimento, atende às demandas da globalização e fortalece as atividades finalísticas, embora a hipótese levantada não tenha sido de todo confirmada, em função da pouca experiência internacional dos gestores, assim como o pouco domínio de uma língua estrangeira. Ainda na ótica dos gestores entrevistados, a mobilidade é a ação de maior destaque. Este trabalho tem o potencial de fornecer subsídios para o re(planejamento) de ações voltados ao fortalecimento da dimensão internacional no âmbito do IFPE, em atendimento às políticas públicas pensadas para a RFEPCT.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectAlta Gestãopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleO processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional : o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2765194273897185pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986573450358373pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the perception of members of the senior management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) about the importance of internationalization in the institution. The hypothesis presented sought to maintain that academic training abroad, development of networked projects and/or programs (International Cooperation) and mastery of a foreign Language contribute positively to the manager’s perception of the importance of internationalization. The research deals with a case study, within a qualitative approach, which used document analysis and semi-structured interviews as methodological procedures. For the organization and treatment of data, it was considered the content analysis technique proposed by Bardin. The results from the document analysis state that, although the IFPE has advanced in its internationalization process, the lack of regulations is still an obstacle to the development of actions in the area. The results from the semi-structured interviews reveal that, in the perception of managers, internationalizing an educational institution is important since it provides the opportunity for the Exchange of knowledge, meets the demands of globalization and strengthens finalistic activities, although the current hypothesis has not been completely confirmed due to the managers lack of international experience, as well as their little knowledge of a foreign language. Still from the perspective of the interviewed members, mobility is the most prominent action. This work has the potential to provide subsidies for the re(planning) of actions aimed at strengthening the International dimension within the scope of IFPE, in compliance with public policies designed for the RFEPCT.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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