Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38407

Compartilhe esta página

Título: Gestão financeira em uma instituição filantrópica: um estudo de caso na Casa dos Pobres São Francisco de Assis.
Autor(es): SILVA, Alquerlaine Gomes Onofre
Palavras-chave: Fundações e instituições beneficentes - Caruaru (PE); Administração financeira; Assistência social - Organização
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: SILVA, Alquerlaine Gomes Onofre. Gestão financeira em uma instituição filantrópica: um estudo de caso na Casa dos Pobres São Francisco de Assis. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A importância das instituições filantrópicas no Brasil é sentida em decorrência das atividades que desempenham a fim de contribuir para a transformação da sociedade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Apesar de sua elevada importância social, esse tipo de entidade enfrenta descredibilidade referente a questões de cunho gerencial-administrativo, em especial a falta de transparência na aplicação dos recursos e a negligência quanto à gestão financeira, o que implica em ineficiência nas operações e, não raro, a interrupção dos serviços prestados. Este estudo de caso, aplicado na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, tem como objetivo geral entender como se desenvolve a gestão financeira em uma instituição filantrópica de assistência social. Utilizou-se de referencial teórico que expõe quais são as práticas de gestão financeira e suas ferramentas. Para proceder esta pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa via estudo de caso único, tendo como coleta de material de análise duas entrevistas semi-estruturadas, realizadas com o assessor da presidência e a tesoureira da organização. Como resultados, apresenta-se que a instituição não possui uma gestão financeira estruturada, bem como apresenta evidências de centralização de poder decisório e baixa especialização funcional no que tange a gestão financeira. Ainda assim, demonstra preocupação em profissionalizar a gestão. Evidencia-se o registro de movimentações financeiras, mas baixo uso estratégico de tais informações para fins de processo decisório. Sugere-se que em pesquisas envolvendo gestão financeira em instituições filantrópicas de assistência social sejam consideradas outras fontes como triangulação, tais como documentos e observação, bem como outras estratégias de investigação, tais como pesquisa participante e etnografia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38407
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Alquerlaine Gomes Onofre.pdf430,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons