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Título : Elevador robodidático : um ensino modular de física
Autor : ALBUQUERQUE, Marcos Alves de
Palabras clave : Física – Estudo e ensino; Robótica; Eletricidade; Magnetismo; Tecnologia educacional; Aprendizagem
Fecha de publicación : 31-may-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALBUQUERQUE, Marcos Alves de. Elevador robodidático: um ensino modular de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Esta dissertação foi desenvolvida ao longo do Mestrado profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física no polo Centro Acadêmico do Agreste/Universidade Federal de Pernambuco, tendo como linha de pesquisa “Desenvolvimento de Kits pedagógicos no Ensino de Física”. Participaram desta pesquisa 10 alunos do 30 ano do ensino médio da Escola Aarão Lins de Andrade, localizada no município de Gravatá – Pernambuco. Nesta pesquisa, propomos uma metodologia alternativa para o ensino-aprendizagem da Física, utilizando-se de aulas teóricas e práticas, no intuito de estabelecer uma aprendizagem significativa. Essa estratégia de ensino teve como motivação as dificuldades dos alunos em relacionarem conceitos físicos com suas aplicações. Este contexto norteou a proposta desta pesquisa que utiliza atividades experimentais como ferramenta de estudo e investigação, cujo objetivo é integrar conceitos físicos, agregados à experimentação e aplicação, estimulando o interesse dos alunos e sua curiosidade. Adotando a linha de pesquisa desta dissertação, foi desenvolvido um produto educacional que consiste de um kit pedagógico, formado de quatro aparatos experimentais designados de módulos (A, B, C e D), sendo os três primeiros auxiliares, ou seja, servindo de experimentação e investigação dos conteúdos de Física abordados nesta pesquisa, e o módulo D o Elevador Robodidático como aplicação destes conteúdos. O Elevador Robodidático é um protótipo experimental que reúne diversas áreas do conhecimento como: eletrônica, robótica e linguagem de programação. Este protótipo foi confeccionado com materiais relativamente de baixo custo, possibilitando a implantação deste produto nas atividades experimentais das aulas de Física. A metodologia de aplicação do produto educacional foi dividida em uma sequência didática de atividades experimentais em seis encontros, sendo estes distribuídos em quatro momentos cada encontro. Os cinco primeiros encontros, incluindo no primeiro a apresentação do elevador robodidático, foram realizados com os módulos auxiliares A, B e C, e seus respectivos momentos: (1) aula expositiva, (2) fórum de discussão dos conteúdos abordados na aula expositiva, (3) experimentação e utilização dos módulos e (4) discussão dos resultados das questões propostas nos módulos. O sexto encontro foi realizado com o módulo D “elevador robodidático” com os momentos: (1) aula expositiva, (2) aplicação da avaliação diagnóstica (pré-teste), (3) experimentação e aplicação do módulo e (4) discussão dos resultados das questões propostas no módulo e aplicação da avaliação diagnóstica (pós-teste). Os resultados e discussões desta proposta metodológica serão discutidos em análise de dados comparativos dos números de acertos das avaliações diagnósticas (pré e pós-teste).
Descripción : LEÃO, Luis Henrique Vilela, também é conhecido em citações bibliográficas por: VILELA-LEÃO, Luis Henrique
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38384
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

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