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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38384
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEÃO, Luis Henrique Vilela | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Marcos Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T16:44:31Z | - |
dc.date.available | 2020-10-20T16:44:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Marcos Alves de. Elevador robodidático: um ensino modular de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38384 | - |
dc.description | LEÃO, Luis Henrique Vilela, também é conhecido em citações bibliográficas por: VILELA-LEÃO, Luis Henrique | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida ao longo do Mestrado profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física no polo Centro Acadêmico do Agreste/Universidade Federal de Pernambuco, tendo como linha de pesquisa “Desenvolvimento de Kits pedagógicos no Ensino de Física”. Participaram desta pesquisa 10 alunos do 30 ano do ensino médio da Escola Aarão Lins de Andrade, localizada no município de Gravatá – Pernambuco. Nesta pesquisa, propomos uma metodologia alternativa para o ensino-aprendizagem da Física, utilizando-se de aulas teóricas e práticas, no intuito de estabelecer uma aprendizagem significativa. Essa estratégia de ensino teve como motivação as dificuldades dos alunos em relacionarem conceitos físicos com suas aplicações. Este contexto norteou a proposta desta pesquisa que utiliza atividades experimentais como ferramenta de estudo e investigação, cujo objetivo é integrar conceitos físicos, agregados à experimentação e aplicação, estimulando o interesse dos alunos e sua curiosidade. Adotando a linha de pesquisa desta dissertação, foi desenvolvido um produto educacional que consiste de um kit pedagógico, formado de quatro aparatos experimentais designados de módulos (A, B, C e D), sendo os três primeiros auxiliares, ou seja, servindo de experimentação e investigação dos conteúdos de Física abordados nesta pesquisa, e o módulo D o Elevador Robodidático como aplicação destes conteúdos. O Elevador Robodidático é um protótipo experimental que reúne diversas áreas do conhecimento como: eletrônica, robótica e linguagem de programação. Este protótipo foi confeccionado com materiais relativamente de baixo custo, possibilitando a implantação deste produto nas atividades experimentais das aulas de Física. A metodologia de aplicação do produto educacional foi dividida em uma sequência didática de atividades experimentais em seis encontros, sendo estes distribuídos em quatro momentos cada encontro. Os cinco primeiros encontros, incluindo no primeiro a apresentação do elevador robodidático, foram realizados com os módulos auxiliares A, B e C, e seus respectivos momentos: (1) aula expositiva, (2) fórum de discussão dos conteúdos abordados na aula expositiva, (3) experimentação e utilização dos módulos e (4) discussão dos resultados das questões propostas nos módulos. O sexto encontro foi realizado com o módulo D “elevador robodidático” com os momentos: (1) aula expositiva, (2) aplicação da avaliação diagnóstica (pré-teste), (3) experimentação e aplicação do módulo e (4) discussão dos resultados das questões propostas no módulo e aplicação da avaliação diagnóstica (pós-teste). Os resultados e discussões desta proposta metodológica serão discutidos em análise de dados comparativos dos números de acertos das avaliações diagnósticas (pré e pós-teste). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Elevador robodidático : um ensino modular de física | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7140679143545295 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1665872602938573 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation was developed during the Master's Degree in Physics Teaching at the Centro Acadêmico do Agreste/Universidade Federal Pernambuco, with the research line "development of educational kits in Physics teaching". Ten students from the last year of high school of Aarão Lins de Andrade School, located in the city of Gravatá - Pernambuco participated in this research. In this research we propose an alternative methodology for Physics teaching/learning using theoretical and practical classes, in order to establish a meaningful learning. This teaching strategy was motivated by students' difficulties in relating physical concepts to their applications. This context guided the proposal of this research, which uses experimental activities as a study and research tool, whose objective is to integrate physical concepts to experimentation and application, stimulating students' interest and curiosity. Following this line, in this dissertation, an educational product was developed that consists of a pedagogical kit, formed by four experimental devices called modules (A, B, C and D), where the first three are auxiliary modules, serving as experimentation and investigation of contents of this research. Module D is the Elevador Robodidático, which stands as an application of the conceptual contents. The Elevador Robodidáticois an experimental prototype that brings together several areas of knowledge, such as: Physics, electronics, robotics and programming language. This prototype is made with relatively low cost materials, allowing the implantation of this product in experimental activities in Physics classes. The methodology of application of the product was elaborated in a didactic sequence of experimental activities and divided in six meetings, these being distributed in four moments each. The first five meetings, where in the first one the robot was presented, were carried out with auxiliary modules A, B and C, and their respective moments: (1) expository lessons, (2) forum about the contents covered in the expository lesson, (3) experimentation and use of the modules and (4) discussion of the results of the questions proposed in the modules. The sixth meeting was carried out with the module D "Elevador Robodidático" with the following moments: (1) lecture, (2) application of the diagnostic evaluation (pre-test), (3) experimentation of the module, and results of the questions proposed in the module and application of the diagnostic evaluation (post-test). The results and discussions of this methodological proposal will be discussed by data analysis of the diagnostic evaluations (pre and post-test). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
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